Dia de Campo em Cachoeira do Sul reúne mais de mil pessoas

0
101
Foto: Robispierre Giuliani


Foto: Robispierre Giuliani

O Dia de Campo da Região Central reuniu cerca de 1.100 pessoas, entre produtores, pecuaristas, sojicultores, estudantes e técnicos na quinta-feira, 25, na Estação Regional de Pesquisa do Irga, na Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul.

O evento foi organizado pela coordenadoria da Depressão Central do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em parceria com o Sindicato Rural de Cachoeira do Sul. Foram arrecadados 288 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para o Asilo de Cachoeira do Sul.

Com uma programação intensa durante todo o dia, os visitantes foram recepcionados com café da manhã e após foram divididos em grupos de 100 a 150 pessoas para acompanhar as quatro estações técnicas do roteiro em uma área de 33 mil hectares de arroz e 17 mil ha de soja em várzea.

Estação 1: Manejo da Entressafra e Preparo Antecipado apresentada pela engenheira agrônoma Mara Grohs, os produtores receberam informações sobre a importância do preparo antecipado do solo, além de alternativas disponíveis para o manejo póscolheita e da entressafra com foco principal na redução dos custos de preparo do solo.

Estação 2: Manejo de Soja em Terras Baixas comandada pelos engenheiros agrônomos do Irga Ricardo Tatsch e Luiz Fernando Siqueira. Foram abordados itens de destaque do projeto Soja 6.000 como plantabilidade, fertilidade, variedades, importância da irrigação e drenagem para elevar a produtividade de soja em várzea, e a demonstração das vantagens do uso da cultura no sistema produtivo arrozeiro.

Estação 3: Manejo de Plantas Daninhas apresentada pelos engenheiros agrônomos José Fernando de Andrade e Paulo Massoni. Foram demonstrados aos produtores a importância do correto manejo de plantas daninhas. Salientando a importância da entrada de água no momento correto.

Estação 4: Projeto 10+, com os engenheiros agrônomos Gionei Alves e Luciano Carmona, que abordaram os principais pontos de manejo preconizados pelo projeto, que busca aumento de produtividade com redução dos custos de produção, proporcionando maior sustentabilidade e rentabilidade do sistema produtivo.

Ao meio-dia foi servido almoço, carreteiro do Irga e feijão, e de sobremesa arroz de leite, preparados pela equipe gastronômica da autarquia. Além da distribuição de receitas à base de farinha de arroz. Pela tarde os visitantes puderam participar de quatro oficinas técnicas. Manejo de soja para terras baixas – Plantabilidade, Nodulação, Componentes do Rendimento, Monitoramento de Pragas e Doenças, apresentada pelos técnicos agrônomos Enio Alves Coelho Filho e Rodrigo Moura Silveira; Sistema de Semeadura Direta em Arroz, comandada pelo engenheiro agrônomo Luis Fernando Siqueira e os produtores Roberto Santini e Jair Buske; Manejo da Adubação apresentada pelos engenheiros agrônomos Nelson Cardoso e Mara Grohs; Lacunas de Rendimento na Cultura do Arroz e Soja – Equipe Simularroz, comandada pelo professores da UFSM Nereu Streck e Alencar Zanon. Participaram inscritos de cinco estados, 53 municípios e 12 excursões.

“O Dia de Campo foi um sucesso, com suas metas cumpridas com êxito, graças à equipe da Região Central do Irga, que planejou e organizou este evento com o máximo de empenho em cada detalhe. Além disso, agradecemos o apoio dos colegas das demais regionais, Dater, Pesquisa, Comercial, Diretoria e Empresas Parceiras”, destaca o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan, responsável pela Coordenadoria Regional da Depressão Central do Irga.

 

 

Fonte: Irga