Descarte irregular de lixo segue causando transtorno para moradores

0
120


 

O problema não é novo e afeta diretamente a vida da comunidade. Em São Sepé, a falta de conscientização no descarte de lixo e entulhos chamou atenção de moradores do Bairro Tatsch, que já estão quase sem esperanças de ver as ruas limpas.

O descarte irregular continua sendo também uma pedra no sapato da administração pública que não consegue dar conta e a destinação correta para os resíduos. Uma moradora da Rua Vitélio Marquezan conta que procurou o poder público municipal depois de registrar acúmulo de lixo próximo de sua casa. Tempos depois uma placa proibindo a prática foi colocada no local, mas nem mesmo a sujeição à multa afastou parte das pessoas a manterem a prática. “Não vou desistir de ter a rua onde moro limpa, mas ainda é preciso muita conscientização”, ponderou.

De acordo com o poder público, apesar da existência de legislação, a maior dificuldade está na fiscalização, já que para configurar a prática é necessário flagrar a irregularidade. Além disso, a falta de efetivo para monitorar as regiões da cidade também é considerado um desafio para o órgão.

As penalidades estão previstas no Código Administrativo do Município e também em legislação federal (Lei 9.605/98).