Decisão sobre recursos da Rodin serão divulgados nesta terça-feira

0
112

ppci - resfria - popular

Está marcada para amanhã, 29, a sessão ordinária que decidirá futuro de 31 réus da Operação Rodin. Cabe ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre divulgar as sentenças. Os advogados dos 29 condenados em primeira instância já apresentaram as defesas no último dia 16, restando agora apenas a leitura do voto da relatora do processo, desembargadora Claudia Cristofani, que possui cerca de 400 páginas, mas que será resumido. Assim que ela divulgar sua posição, outros dois desembargadores também votam. Ainda haverá decisão referente a dois recursos do Ministério Público Federal (MPF) que pedem a condenação de outras duas pessoas absolvidas.

No dia 16 de março, uma sessão foi realizada a portas fechadas apenas para que os desembargadores ouvissem os advogados, que falaram por cerca de cinco horas. O processo corre em segredo de justiça. Ao final, os defensores demonstraram otimismo em atenuar as penas ou na absolvição dos clientes.

Eduardo Vargas, filho do ex-presidente do TCE João Luiz Vargas, está na lista dos réus. Ele responde por associação criminosa e peculato. A pena estipulada está em cinco ano e um mês em regime inicial semiaberto.

Além de Eduardo, Denise Nachtigall Luz, esposa de Ferdinando Fernandes e sócia do Nachtigall Advogados Associados, subcontrada pela Fatec, também responde na Rodin por associação criminosa, peculato e concorrido para a consumação da ilegalidade, beneficiando-se da dispensa para celebrar contrato com o Poder Público. A pena chega a 22 anos e sete meses em regime inicial fechado.

 

Guilherme Motta