Conta de luz ficará menos cara para consumidores da AES Sul

0
47
Foto: arquivo / divulgação

ppci - resfria - popular


Foto: arquivo / divulgação
Foto: arquivo/divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou terça-feira, 12, uma redução de 0,35% na tarifa da AES Sul. A medida vale para os consumidores residenciais (Classe B1). Os novos valores serão aplicados a partir de 19 de abril para unidades consumidoras localizadas em São Sepé e em outros em 117 municípios atendidos pela distribuidora no Rio Grande do Sul. No total serão 1,3 milhão de clientes beneficiados.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no IGP-M.

Conforme a AES Sul, os fatores que mais influenciaram no ajuste foram a queda no consumo, a redução do custo de compra da energia a partir dos desligamentos das usinas térmicas e maior produção hidrelétrica, a redução da tarifa de Itaipu e do valor da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo setorial utilizado para financiar a produção de energia e a expansão do sistema de distribuição.

 

 

Guilherme Motta