Conta de água ficará 11,45% mais cara a partir de 1º de julho

0
99
Foto: arquivo/divulgação

ppci - resfria - popular


A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) anunciou reajuste de 11,45% em suas tarifas. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda-feira, 30 de maio, depois de homologado pela Agergs no último dia 24 de maio. O índice é calculado anualmente com base em uma cesta de indicadores para o setor de saneamento e visa assegurar o equilíbrio econômico-financeiro da Companhia, necessário para a manutenção dos serviços de água e esgoto com qualidade e responsabilidade. A nova tabela tarifária e de serviços indiretos, que passa a vigorar em 1º de julho deste ano, estará disponível no site e nos escritórios locais da Corsan.

O percentual é inferior aos reajustes recentes efetuados por outras companhias de saneamento, como a mineira Copasa (13,9%), a CAB Cuiabá (16,8%) e paraibana Cagepa (21,71%). Contribuíram para a aplicação do reajuste o atual cenário de recessão econômica e o aumento do custo de insumos, como energia elétrica. Com os novos valores, o preço de mil litros de água será R$ 4,90 na tarifa básica, que é a categoria utilizada pela maioria dos clientes da Corsan.

A Companhia está presente em 316 municípios gaúchos, abastecendo com água 6 milhões de pessoas, o que significa uma cobertura de 99,43%. Em relação ao esgotamento sanitário, a população atendida é superior a 738 mil habitantes, representando 12,28% de cobertura. A meta da Corsan para 2019 é manter a universalização do abastecimento de água e atender 30% da população urbana com sistemas de esgotos sanitários, além de elevar esse índice a 70% em 2030.

 

 

* Corsan

 

Guilherme Motta