Cavalo é atropelado em Santa Maria e donos são localizados por meio de microchip

0
87
Foto: João Vilnei


 

Foto: João Vilnei

 

Uma família proprietária de um cavalo encontrado caído em via pública foi localizada porque o animal havia recebido um identificador durante uma das ações de microchipagem da Prefeitura de Santa Maria, dentro do Programa Municipal de Controle de Mobilidade ao Bem-Estar do Animal de Tração.

O animal teria sido atropelado, fato que aconteceu na manhã da última terça-feira, 21, na Estrada Municipal Eduardo Duarte, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, moradores da região encontraram o equino ferido e entraram em contato com a pasta por meio do telefone (55) 3921-7150. Assim que foi contatada, por volta das 11h, uma equipe foi ao local, fez uma primeira avaliação e acionou a Central de Bem-Estar Animal. O cavalo havia sofrido uma fratura em uma das patas.

Por meio do microchip inserido no cavalo, a Central de Bem-Estar Animal teve acesso aos dados que permitiram localizar os proprietários. Eles foram contatados e acompanharam o trabalho da Prefeitura.

Cerca de 20 minutos se passaram entre a chegada da primeira equipe do Executivo Municipal e o contato com os proprietários.

 

Cavalo precisou ser eutanasiado

Após avaliação do veterinário da Central de Bem-Estar Animal, conclui-se que o cavalo precisava ser eutanasiado.

“Ele apresentava uma fratura complexa em uma das patas. Pretendíamos levá-lo para a UFSM, onde poderia receber tratamento, mas, mesmo depois de ter sido usado tranquilizante, estava relutante em entrar no caminhão. Ainda, estava se apoiando sobre a pata fraturada, o que agravava o caso. Nós não tínhamos como deixar o animal naquela situação, em sofrimento”, explicou o veterinário e coordenador da Central Bem-Estar Animal do Município, Alexandre Caetano.

O procedimento foi realizado no local com a permissão dos proprietários. O animal recebeu medicação anestésica e calmante antes de a eutanásia ser realizada. A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Guarda Municipal deram apoio à pasta de Meio Ambiente.

 

 

Fonte: Prefeitura de Santa Maria