Caçapava do Sul decretará situação de emergência devido à seca

0
73


 

A Prefeitura de Caçapava do Sul, através da Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio e Gabinete do Prefeito Giovani Amestoy, reuniu as equipes de trabalhos junto aos Sindicatos (Rural e dos Trabalhadores Rurais) além de associação de produtores, de feirantes e pequenos e grandes produtores, Emater e Defesa Civil, para tratar sobre a seca que assola o Pampa Gaúcho e que vai prejudicar a safra 2020.

De acordo com um dos agropecuaristas, mais de 50% de sua produção foi perdida por conta da estiagem. E a estimativa é que o número suba 2% ao dia que não registre chuva, fato que preocupa ainda mais os produtores, pois não há previsão de chuva para os próximos 10 dias.

Lasier Garcia, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, falou que a perda da safra tem ocasionado diminuição da contratação de trabalhadores do campo. Segundo o Presidente do Sindicato Rural, Airton Oliveira (Mazagão), a orientação da Farsul é de que os municípios decretem emergência em razão da situação do Estado, que sofre com a falta de chuva.

Jaime Dalmaso, diretor técnico da Cotrisul, estima perda de até 70% da produção, devido à seca. “A Soja não tem nada pra fazer, pois é em março que define a safra e a nossa está comprometida”, completou.

Criadores de gado estimam quebra de 20 a 30% no gado gordo e de 25% em Terneiros e vaquilhonas. Pequenos produtores alegaram que estão vendendo os gados para os animais não morrerem com a seca. O milho, a perda é de 80%, o leite 70% e o arroz foi o único que não registrou a perda, pois as lavouras estavam irrigadas.

O Prefeito Giovani Amestoy, a Secretária da Seagropic, Michele Mendes e os vereadores Silvio Tondo e Mariano Teixeira (que participaram da reunião) sugeriram buscar apoio político junto aos Deputados e Senadores e Secretários de Estados para uma solução conjunta para o agronegócio, lembrando que uma comitiva do Estado (Governador Eduardo Leite, Secretários de Estado, Deputados e Senadores) estarão presentes no município na próxima sexta-feira (06) para a Colheita das Oliveiras.

A Secretária Michele informou que desde dezembro a Seagropic, com auxílio da Emater, vem entregando água em propriedades rurais para consumo humano e animal, além da ajuda de novos perfuração e funcionamento de novos poços artesianos, e no preparo das terras para as lavouras.

Gilnei Marques, da Defesa Civil lembrou que em 12 de março de 2018 a Prefeitura Decretou Situação de Emergência. As informações são da Prefeitura de Caçapava do Sul.