Bullying e Cyberbullying são temas debatidos pela BM de Formigueiro em sala de aula.

0
96

Na manhã desta sexta-feira, a Brigada Militar de Formigueiro e o Conselho Tutelar uniram esforços para realizar a primeira palestra de orientação sobre Bullying e Cyberbullying, direcionada aos Gestores da Educação em Formigueiro. Durante o evento, o Sargento Everaldo Oliveira, Comandante da Brigada Militar de Formigueiro, juntamente com Simone Machado dos Santos e Laíne Azambuja da Silva, ambas Conselheiras Tutelares, abordaram as mudanças na legislação em vigor desde 15 de janeiro deste ano. A iniciativa visa conscientizar e capacitar os profissionais da educação para lidar eficazmente com essas formas de violência, protegendo assim os estudantes e promovendo um ambiente escolar seguro e acolhedor

A nova Lei n.º 14.811/2024, que trata do combate ao bullying, é uma importante atualização no cenário jurídico, introduzindo mudanças significativas no contexto criminal. Uma das principais novidades é a inclusão dos delitos de bullying e cyberbullying no Código Penal, o que reforça a gravidade dessas práticas e a necessidade de combatê-las de forma eficaz.

Diante desse cenário, é louvável ver instituições como a Brigada Militar e o Conselho Tutelar de Formigueiro se antecipando e agindo de forma proativa. Ao oferecer orientação aos gestores escolares, eles estão contribuindo para que esses profissionais saibam como lidar adequadamente com situações de bullying e cyberbullying, promovendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos os estudantes.

É essencial que a sociedade como um todo esteja engajada na prevenção e combate ao bullying, e a atuação conjunta de órgãos públicos, instituições de ensino e comunidade em geral é fundamental para criar um ambiente mais saudável e respeitoso para crianças e adolescentes. A conscientização e a educação continuada são ferramentas poderosas nesse processo, e iniciativas como essa demonstram um importante passo na direção certa.

Há uma preocupação tanto dos operadores da segurança pública quando das instituições de educação no sentido de frear e prevenir os casos de Bullying e Cyberbullyng, porque se constata um aumento dessas condutas que acontecem de forma globalizada, e a melhor forma de enfrentar esta realidade é buscando orientar os Gestores Escolares e contribuir para que recomendações cheguem a pais e responsáveis, visto que estes crimes transcendem a rede escolar e são crimes que afetam toda nossa sociedade.