Bombeiros controlam fogo em antiga empresa química com apoio da Cotrisel

0
104


 

 

Na manhã de quinta-feira, 22, o terreno da antiga empresa Alkaest foi alvo de um novo incêndio, que se espalhou rapidamente até as proximidades da Área Industrial de recebimento de grãos da Cotrisel.

O Corpo de Bombeiros de São Sepé realiza desde quinta-feira o controle das chamas, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Maria.

Na tarde desta sexta-feira, 23, os bombeiros solicitaram o envio da Espuma Mecânica da Brasken, de Porto Alegre, responsável pelo resfriamento e controle das chamas de sinistros que envolvam produtos químicos. Segundo o Capitão Anderson, do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, “desde ontem estamos focados em controlar o fogo, as mais de 24h de trabalho, junto ao corpo de bombeiros de São Sepé, e está tendo resultado positivo, as retroescavadeiras estão fazendo o aterro dos focos de incêndio e a espuma irá fazer o resfriamento do solo”.

Embora o espaço não seja de responsabilidade da Cotrisel, a cooperativa se disponibilizou a ajudar no controle do incêndio junto ao Corpo de Bombeiros, cedendo mão de obra e realizando a contratação de máquinas retroescavadeiras para realizar o aterramento do fogo.

Desde a tarde de quinta-feira, a unidade de recebimento de grãos da Cotrisel, que faz divisa com o local, está fechada para preservar a saúde de colaboradores e associados, devido à grande quantidade de fumaça tóxica. O Departamento de Segurança do Trabalho da Cotrisel também está fazendo o monitoramento do local.

Os associados da cooperativa, que necessitam fazer o depósito dos grãos, estão sendo orientados a depositar as cargas na unidade da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), que emprestou a estrutura da unidade de São Sepé durante os dois dias de controle das chamas.

O Presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno, agradece a todos os envolvidos no combate às chamas. “Agradecemos ao Corpo de Bombeiros de São Sepé e Santa Maria, que estão trabalhando arduamente desde ontem, a empresa Douglas Vargas, que disponibilizou com urgência duas retroescavadeiras para auxiliar no combate do incêndio, estendo também os agradecimentos a Camnpal que gentilmente nos disponibilizou sua estrutura para que nossos associados pudessem fazer o depósito da soja. Agradecemos a compreensão dos nossos associados e colaboradores e salientamos que a partir de amanhã [sábado], 24 de abril, nossa unidade estará recebendo grãos normalmente”, destacou Salerno.

A Cotrisel informa que neste sábado, 24, a partir das 8h, estará com a unidade aberta normalmente para o recebimento de grãos.

 

Prefeitura e Defesa Civil Municipal prestam apoio

O rápido trabalho do Corpo de Bombeiros de São Sepé, com o auxílio de uma retroescavadeira, isolou as partes não atingidas pelo fogo ainda na quinta-feira. O trabalho também conta com apoio da Prefeitura de São Sepé, através do Escritório de Desenvolvimento e setor de Meio Ambiente.

Um administrador jurídico que auxilia o Ministério Público nos processos que envolvem a empresa se deslocou até São Sepé para auxiliar e acompanhar o trabalho. Duas carretas de areia foram compradas em nome da empresa para que o fogo fosse isolado e não se espalhasse.

Funcionários do Escritório de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal trabalham no local.

 

 

 

Fonte: Cotrisel

Fotos: Giancarlo Pozzebon e Assessoria de Comunicação da Cotrisel