Boletim epidemiológico: São Sepé tem 36 casos ativo de covid-19

0
204
Foto: O Sepeense - proibida cópia ou reprodução desta foto


 

Foto: O Sepeense – proibida cópia ou reprodução desta foto

 

O boletim epidemiológico da Covid-19 atualizado na terça-feira, 22, mostra que São Sepé tem 36 casos ativos de coronavírus. Apesar da redução do número total em relação à semana anterior, o cenário preocupa as autoridades de saúde e é considerado grave. Isto porque, há seis pacientes hospitalizados: um no Hospital Santo Antônio e cinco em Santa Maria – três desses na UTI. Outros três pacientes do Hospital Santo Antônio aguardam resultado de teste.

Nos últimos sete dias, foram registrados 24 casos novos. Desde o surto de Covid-19 no frigorífico de Santa Maria, somaram-se 107 diagnósticos, o que demonstra que os trabalhadores do local que foram contaminados acabaram transmitindo o vírus para os seus familiares e contatos. Outra questão importante são os registros de coronavírus entre os profissionais da saúde, que adquiriram a doença no convívio familiar, demonstrando a não observação dos cuidados básicos de higiene e isolamento.

Passados seis meses de acompanhamento do comportamento da Covid-19, algumas constatações já são possíveis. Entre elas, a de que a transmissão acontece, principalmente, em espaços fechados e de aglomerações, como festas, empresas e lojas. Em relação as medidas de prevenção mais efetivas estão a desinfecção das mãos e calçados, uso de máscara e o distanciamento social.

As autoridades de saúde do município têm observado o afrouxamento dos protocolos de proteção e prevenção. No entanto, entende-se que apenas a vacinação em massa trará uma solução mais efetiva para a pandemia. Até que a vacina esteja disponível, a população precisa adotar os novos hábitos como estilo de vida. Caso contrário, os casos não terão redução significativa.