Balneário Passo do Verde está impróprio para banho

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta quinta-feira, 29, o levantamento semanal de balneabilidade. De acordo com a Fepam, o Balneário Passo do Verde, localizado na divisa entre São Sepé e Santa Maria está impróprio para banho.

verde

O levantamento ainda informa que todos os pontos de praias de água salgada e doce no Litoral Norte do Rio Grande do Sul permanecem próprios para banho. De acordo com a análise, apenas quatro dos 57 pontos da Região Hidrográfica do Litoral gaúcho estão impróprios para banho.

O Balneário das Tunas, em Restinga Sêca, segue próprio para banho. A Praia Nova, em Cachoeira do Sul, está imprópria para banho.

Outros 16 pontos de balneários monitorados no Estado estão impróprios: dez na Região Hidrográfica do Guaíba e oito na Região do Uruguai. A pesquisa inclui coletas em 83 pontos dos balneários do Estado.

 


Resolução CONAMA Nº 274 de 29 de novembro de 2000:

 

I = IMPRÓPRIA

Quando em pelo menos duas amostras de cinco realizadas apresentarem valores acima de 1.000 Coliformes fecais por 100 mL de água ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 Coliformes fecais por 100 mL de água.

Quando em pelo menos duas amostras de cinco realizadas apresentarem valores acima de 800 Escherichia coli por 100 mL de água ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL de água.

 

P = PRÓPRIA

Quando em pelo menos quatro de cinco amostras forem detectados valores inferiores a 1.000 Coliformes fecais por 100 mL de água.

Quando em pelo menos quatro de cinco amostras forem detectados valores inferiores a 800 Escherichia coli por 100 mL de água.

 

Foto: Gabriel Haesbaert / Arquivo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*