Alunos de escola de São Sepé debatem sobre democracia e emancipação

0
225


A Escola Municipal Padre Théo teve a oportunidade de levar conhecimento sobre a política e suas formas de atuação aos alunos, durante um debate organizado pela direção escolar juntamente com os vereadores Tavinho Gazen, Maria Silveira e Lauro Ouriques.

Durante a mesa redonda o vereador Tavinho explanou sobre a emancipação política e administrativa de São Sepé e conversou com os alunos sobre como a democracia é aplicada no dia a dia e de que forma a cidadania e a educação andam juntas.

“Temos a missão de despertar cidadãos participativos no município, encontrar futuros representantes do legislativo e executivo”, afirmou o vereador, que elogiou a iniciativa do colégio e também a recente criação do Grêmio Estudantil. “Isso é um processo da democracia que veio para criar condições para nós”, comentou Tavinho.

Já a secretária de Educação, Paula Machado, destacou que o Grêmio coloca os alunos numa posição de grande responsabilidade dentro da escola. “Todos os recursos que eles conseguem são aplicados no colégio e são eles que decidem onde vão ser usados”, disse Paula.

A vereadora Maria Silveira falou sobre a importância dos alunos participarem das ações que a escola organiza. “Este é o São Sepé que queremos, estudantes ativos, que aproveitem a oportunidade de estudar, das reuniões, que participem da sua comunidade”, destacou Maria. O mesmo foi lembrado por Lauro. “O estudo é a base do cidadão, é importante que vocês busquem conhecimento e aprendizado na escola”, afirmou o vereador.

Entre os 23 e 27 de abril, a escola Padre Théo organizou uma série de atividades alusivas a Semana do Município 2018. Além da mesa de debate com os vereadores, os estudantes visitaram a Aldeia Guaraní Guaviraty Porã, em Santa Maria e gravaram depoimentos sobre “O São Sepé Que Eu Quero”.

“A direção trabalha para que os alunos sejam participantes da comunidade escolar, que deem valor ao que é trabalhado em sala de aula, a gente se sente feliz vendo que nosso trabalho é valorizado”, destacou a diretora da escola, Maria Inês Barreto.

 

 

Fonte: A.I. Câmara de São Sepé