Agência Nacional de Vigilância Sanitária recolhe lotes de remédio para colesterol e corticoide

0
62

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou no Diário Oficial da União a Resolução-RE nº 2.001, de 14 de maio de 2026, determinando medidas preventivas envolvendo medicamentos vendidos no Brasil. Entre elas, está o recolhimento voluntário de lotes de remédios usados no tratamento de colesterol alto e de inflamações graves.

A medida diz respeito aos medicamentos atorvastatina cálcica 40 mg e rosuvastatina cálcica 20 mg, produzidos pela Cimed. O recolhimento atinge especificamente o lote 2424299 de ambos os medicamentos. De acordo com o Diário Oficial da União, há indícios de que cartuchos de rosuvastatina 20 mg tenham sido inseridos em unidades identificadas como atorvastatina 40 mg.

A Anvisa informou que a situação viola o artigo 4º da RDC 658/2022, norma que estabelece regras sobre boas práticas e controle de qualidade de medicamentos. Por causa disso, foi determinada a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos lotes afetados.

Segundo a publicação oficial, a própria empresa iniciou o recolhimento voluntário após identificar suspeita de mistura de embalagens entre os produtos.

Para que servem estes medicamentos?

As duas medicações pertencem à classe das estatinas, usadas principalmente para controlar o colesterol ruim (LDL) e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral). A atorvastatina e a rosuvastatina também ajudam na redução dos triglicerídeos e no aumento do colesterol bom (HDL).