Abertas as inscrições para quem quiser ser voluntário em teste de vacina da Covid-19

0
61


 

Os testes da vacina de desenvolvida pela Universidade de Oxford, da Inglaterra, começaram em 28 de setembro na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O imunizante é produzido em parceria com a empresa biofarmacêutica AstraZeneca e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até o momento, dos mil profissionais que devem receber a dose, 50 já foram vacinados no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

Os interessados devem fazer contato pelo telefone (55) 99163-6454. Depois de demonstrar interesse, o voluntário deve aguardar por uma mensagem de WhatsApp para marcar a primeira consulta presencial com a equipe de estudos.

 

QUEM PODE SER VOLUNTÁRIO

Maiores de 18 anos

É preciso ter alta exposição à Covid-19

Podem ser trabalhadores do comércio, segurança e transporte público

Profissionais de saúde também podem se inscrever

 

QUEM NÃO PODE SER VOLUNTÁRIO

Mulheres grávidas ou que planejam engravidar

Pessoas alérgicas a paracetamol

Histórico de Covid-19 confirmado em teste laboratorial

Pacientes em tratamento contra o câncer

Qualquer histórico de angioedema

 

O voluntário, então, será monitorado por um ano e deve comparecer a pelo menos seis consultas. A primeira dura cerca de 3h. Neste dia, o participante vai assinar o termo de consentimento, além de fazer uma entrevista clínica, coleta de sangue e verificar sinais vitais. Somente após essas etapas, o voluntário recebe a primeira dose. Depois da aplicação, há um período de observação de 15 minutos.

A segunda dose da vacina é aplicada em até 30 dias após a primeira. Caso o participante apresente sintomas respiratórios no período de um ano, ele será encaminhado para avaliação.

Por isso, a quantidade de consultas pode variar. Se o voluntário apresentar febre, tosse seca, dificuldade respiratória, terá que retornar ao hospital para fazer o teste de Covid-19.

A participação é gratuita e voluntária. Entretanto, nem todos que demonstrarem interesse serão selecionados. Conforme o chefe da Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) do Husm, Alexandre Vargas Schwarzbold, entre os voluntários que participam do estudo, metade recebe a vacina, e a outra metade recebe uma vacina para meningite. Voluntários e médicos não sabem quem recebeu qual imunizante, e o sorteio é feito pelo comportador.

 

COMO SE INSCREVER

Envie um WhatsApp para o número (55)99163-6454 e identifique-se. Os selecionados receberão contato pelo WhatsApp para marcar a primeira consulta clínica.

 

ORÇAMENTO

O acordo assinado entre a UFSM e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que coordena o estudo no Brasil, não estabelece diretamente o repasse dos recursos, mas antecede contratos com repercussão financeira. Entre a SPDM e a UFSM, não há repasses.

O documento define, ainda, o centro de pesquisa – a UFSM, no caso – pode captar fundos para a pesquisa. Os contratos, contudo, são revisados pelo centro coordenador.

Parte da verba para qualificar o Husm como centro de pesquisa apto a realizar estudos clínicos de larga escala com vacinas será financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates. Para isso, a UFSM também assinou um acordo de subsídio com o Instituto D´Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), do Rio de Janeiro, que ficará responsável por repassar o valor ao centro de pesquisa. O aporte é de U$ 50 mil, cerca de R$ 265 mil. Esse acordo era necessário para a concretização da assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Hospital de São Paulo, coordenador geral da pesquisa clínica da vacina de Oxford.

 

OS TESTES

No Brasil, os testes eram feitos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Depois de voluntários apresentarem reações adversas, os testes foram suspensos. Quando as testagens foram retomadas, com autorização da Anvisa, a AstraZeneca dobrou o número de voluntários de 5 mil para 10 mil. Além das três cidades iniciais, Santa Maria, Porto Alegre e Natal, no Rio Grande do Norte, foram inclusas nos municípios que recebem os testes.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria