Duas frentes frias e um centro de baixa pressão serão responsáveis pelos três episódios de chuva da semana na Região Sul

0
113

A semana que começa terá três episódios de chuva no Sul do Brasil. O primeiro ocorre desde ontem e prossegue hoje com uma frente fria que avança pela região. O segundo se dará na quarta com um centro de baixa pressão. Já o terceiro ocorre entre sexta e o sábado por uma segunda frente fria que precederá uma muito forte massa de ar frio.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico europeu, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas. O mapa inclui a chuva desta segunda-feira, logo parte da precipitação que projeta já ocorreu.

Neste primeiro episódio, a chuva acumulada em 24 horas até o meio da manhã desta segunda em estações do Instituto Nacional de Meteorologia somava 57 mm em Santo Augusto, 49 mm em Cambará do Sul, 48 mm em Lagoa Vermelha e Passo Fundo, 47 mm em Soledade e 40 mm em Serafina Corrêa e Canela. Na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres, os acumulados até o meio da manhã eram de 61 mm em Vacaria, 54 mm em Alto Feliz, 52 mm em Caxias do Sul e 40 mm em Santa Rosa.

Já estações automáticas particulares indicavam até o meio da manhã de hoje 64 mm em Doutor Maurício Cardoso, 62 mm em Horizontina, 60 mm em Lagoa Vermelha, 55 mm em Monte Alegre dos Campos, 54 mm em Muitos Capões, 51 mm em Condor, Pontão e Colorado, 50 mm em Cotiporã, 49 mm em Passo Fundo e 42 mm em Coronel Bicaco. Na tarde e noite de hoje, o tempo seguiu instável com chuva, localmente forte, e teve temporais isolados, no Norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Sul do Paraná.

Nesta Terça-Feira 25, o sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul e na maioria das áreas de Santa Catarina enquanto chove do Centro para o Sul do Paraná. No fim do dia, o tempo vai se instabilizar com chuva e garoa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná por um centro de baixa pressão.

Na quarta, o centro de baixa pressão cruza pela região e traz chuva para a maior parte do Sul do Brasil, exceto o Norte paranaense. A instabilidade é maior na primeira metade do dia, quando pode chover localmente forte e com risco de granizo isolado. Da tarde para a noite ainda chove em parte da Região Sul, mas o tempo já melhora em muitas áreas.

Na quinta, o tempo firme predomina sob ar mais seco e frio nos três estados do Sul e o sol aparece no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, embora a presença de nuvens em algumas localidades. Na sexta, o sol aparece com nuvens nos três estados do Sul, mas uma frente fria se ativa sobre o Centro e Metade Norte gaúcha e parte de Santa Catarina da tarde para a noite com chuva ao mesmo tempo que ar gelado ingressa pelo Oeste e o Sul gaúcho.

No sábado, a frente fria traz chuva no começo do dia no Norte gaúcho e depois o tempo firma em todo o estado com sol e muito frio. A frente se desloca rapidamente com chuva por Santa Catarina e o Paraná. No fim do dia, grande parte dos dois estados já estará com tempo firme muito frio.

Fonte. Metsul

.