Solidariedade: jovens entregam doações em comunidades carentes de São Sepé


Fotos: divulgação Paróquia N.S. das Mercês

Texto: Mateus Barreto

Viver diferentes realidades é uma das propostas do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora das Mercês. Sob as orientações do pároco Gerson Gonçalves, cerca de 40 adolescentes desenvolvem ao longo do ano diversas atividades em prol da comunidade. Em 2017, as ações começaram neste mês com a distribuição de alimentos e brinquedos a pessoas carentes. Todas as doações são feitas por pessoas, empresas e voluntários. Além disso, o grupo também organizou lanches que foram servidos durante as visitas aos bairros.

De acordo com pároco, a experiência é necessária para que os jovens saibam valorizar a vida. “A solidariedade e a partilha fazem parte das obras de misericórdia”, destacou Gerson.

As doações foram entregues em três bairros da cidade: Londero, Zenari e Schirmer. Nestes lugares, histórias de vida emocionaram os jovens. Eliége Gomes, uma das integrantes do grupo, lembra quando foram avisados que uma família precisava de auxílio. Quando chegaram ao local, encontraram seis pessoas comendo apenas espigas de milho e polenta. “A gente acha que em São Sepé não existe miséria, mas a situação é bem diferente, vimos àquelas pessoas felizes ao nos receber e ganhar os alimentos, fizemos a nossa parte”, lembra a jovem emocionada.

Marco Junior também participou da ação social. Ele lembra que todo o trabalho desenvolvido pelo Junap busca dar alento as pessoas que muitas vezes não tem o necessário para ter uma vida mais digna. “Esse é o nosso propósito, estamos sempre buscando ajudar quem mais precisa”, afirma o jovem. Outro relato feito por Kamila Pacheco comoveu o grupo. Ao chegar em uma casa, se deparam com a falta de uma condição básica. “Nem sequer luz elétrica tinha, mas vimos que havia muito capricho e cuidado, isso nos mostra que devemos dar valor ao que nós temos e lembrar que sempre tem gente precisando de auxílio”, disse ela.

Durante duas semanas, o grupo esteve visitando diversas casas nos três bairros. Feitas as doações, eles reuniam as pessoas de cada localidade e serviam cachorro quente, pastel e refrigerante. Tudo preparado pelos próprios jovens. “É uma satisfação muito grande ver que podemos levar a alegria a estas pessoas”, destaca a coordenadora do Junap, Cláudia Posser. As crianças também foram contempladas. Dezenas de brinquedos também foram doadas pelos jovens.

O pároco Gerson lembra que qualquer pessoa pode fazer sua doação em alimentos ou brinquedos, na secretaria da Paróquia, que fica ao lado da Igreja Matriz. Tudo que é arrecadado é destinado às comunidades carentes ao longo do ano. “Fizemos várias ações de solidariedade, no inverno por exemplo, tem a campanha do agasalho, nossa intenção é sempre aproximar os jovens da comunidade e mostrar que ajudar o próximo é um gesto bonito de amor e caridade”, afirma o padre.