Projeto “A Arte Circense e seus Encantos” encerra atividades em Formigueiro

0
93

1 (1)

O projeto cultural “A Arte Circense e seus Encantos”, que vinha sendo realizado desde o dia 16 de março, em Formigueiro, chegou ao fim na semana passada. Foram dois eventos específicos que simbolizaram o encerramento das atividades.

Na quinta-feira, 2, houve a “Mostra de Talentos”, onde, na oportunidade, os alunos das três oficinas subiram ao palco, apresentando ao público presente o resultado de mais de três meses de aprendizado. “O mais interessante de tudo isso, é que, no projeto, podemos aliar de forma tranquila a teoria com a prática. Prova de tudo isso, é o evento onde as crianças e adolescentes vão ao palco, e mostram para a comunidade tudo o que aprenderam”, comentou a coordenadora geral do projeto, Claudete Morim Pereira.

1 (2)

Já no dia 3, sexta-feira, a comunidade formigueirense recebeu o espetáculo “Os Maluquinhos”. Na história, são três amigos que partem em busca das mais variadas aventuras, com toda a ludicidade das histórias infantis. “Foi lindo demais ver o salão lotado, e percebemos que os presentes gostaram da peça teatral, foi espetacular”, completou Claudete.

Quem também avaliou positivamente o projeto, em seu pronunciamento, foi o diretor da unidade de Formigueiro da Arrozeira Sepeense, Jorge Pires.  Ainda manifestaram-se, no encerramento, além da coordenadora Claudete, a assessora da secretaria de Educação, Iole Marzari, e o vice-prefeito e também secretário de Educação, Marcelo Motta.

“O projeto desenvolvido em nosso município foi válido. Nossos alunos participaram das oficinas com interesse e entusiasmo e adoraram subir ao palco para apresentarem seus talentos, alguns pela primeira vez”, avaliou a assessora Iole.

Segundo ela, ainda, a oportunidade foi de grande aprendizado, inclusive, os espetáculos apresentados nas escolas no decorrer dos três meses. “Os espetáculos apresentados nas demais escolas foram maravilhosos e encantaram a todos que assistiram, principalmente aqueles alunos que não tem outras oportunidades de participar em momentos culturais e lazer”, afirmou Iole.

Todas as oficinas tiveram como professores Tiago Teles, Patrícia Garcia e Ricardo Paim, ambos, com formação em artes cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. O projeto teve a finalidade de promover a inserção de crianças e adolescentes no mundo da arte circense, através de oficinas e espetáculos, fazendo com que os participantes adquirissem novas aptidões e desenvolvessem diferentes aspectos pessoais, como a sensibilidade na expressão corporal, a cooperação, o desenvolvimento da criatividade, a melhoria da própria superação e da autoestima, estimulando desinibições no convívio social, e, ainda, facilitando a harmonia entre desenvolvimento físico, psicológico e social.

A realização do projeto foi de RVB Produções Culturais, com patrocínio da Arrozeira Sepeense S/A, e incentivo do Pró-Cultura RS (Lei de Incentivo a Cultura – LIC/RS).

 

 

Fotos: Divulgação