CVV Santa Maria inaugura Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio


 

Foto: reprodução

A partir do dia 25 de junho, o Centro de Valorização da Vida (CVV) inaugura em Santa Maria o Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio (GASS), destinado ao acolhimento de pessoas próximas a alguém que cometeu suicídio ou àquelas que tentaram ou idealizaram o ato.

O GASS será um espaço aberto para o compartilhamento de emoções, histórias e sentimentos acerca deste grave problema de saúde pública. Os encontros são gratuitos, confidenciais, sigilosos e devem ocorrer todas às segundas-feiras, das 19h às 21h, em uma sala reservada, anexa ao posto do CVV, localizado na Estação Rodoviária (Rua Pedro Pereira, nº 1.450 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes).

Para realizar atendimentos no GASS, os voluntários do CVV passarão por um treinamento intenso ministrado pela vice-coordenadora do CVV no Rio Grande do Sul, Liziane Eberle. Liziane, que também é uma das fundadoras do Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio no Brasil, estará em Santa Maria na próxima semana, nos dias 18 e 19, especialmente para realizar o treinamento com os voluntários do posto local e para finalizar a implantação do GASS.

O Centro de Valorização da Vida funciona há sete anos em Santa Maria e realiza cerca de dois mil atendimentos por mês pelo telefone 188. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de qualquer telefone, fixo ou celular, durante 24h, todos os dias da semana. Atualmente, o CVV Santa Maria conta com cerca de 30 voluntários.

 

 

Fonte: CVV