Votação define lista tríplice para o cargo de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFSM


 

Foto: divulgação/UFSM

 

Na manhã desta quarta-feira, 28, aconteceram duas sessões ampliadas dos Conselhos Superiores da UFSM para a votação dos nomes que compõem a lista tríplice para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da Instituição.

Foram 121 votos contabilizados, entre membros do Conselho Universitário, Conselho de Curadores e Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão. Para saber mais sobre cada um e quem são seus membros, clique aqui.

 

O primeiro cargo a ser votado foi o de Reitor. O resultado preliminar foi:

Luciano Schuch recebeu 42 votos;Martha Ada

ime recebeu 32 votos;

Cristina Nogueira recebeu 29 votos;

Rogério Koff recebeu 17 votos.

Em Branco: 0

Nulo: 1

 

Os três mais votados, Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira, respectivamente, compõem a lista tríplice para o cargo de Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, para o mandato de 2022-2025. Você pode conferir a reunião na íntegra neste link.

 

Em um segundo momento ocorreu a eleição para o cargo de Vice-Reitor. O resultado preliminar foi:

Martha Adaime recebeu 49 votos;

Luciano Schuch recebeu 33 votos;

Cristina Nogueira recebeu 23 votos;

Genesio da Rosa recebeu 13 votos.

Em Branco: 1

Nulo: 2

 

Os três mais votados, Martha Adaime, Luciano Schuch e Cristina Nogueira, fazem parte da lista tríplice para o cargo de Vice-Reitor da UFSM. A reunião pode ser conferida na íntegra aqui.

 

O que acontece agora?

Nesta quinta-feira, 29, será divulgado o resultado final da Lista Tríplice para o cargo de Reitor, que será, então, encaminhada para o Governo Federal. A partir daí, o Presidente da República deve fazer a nomeação do novo gestor, o que deve acontecer até o dia 28 de dezembro, já que o mandato do atual reitor, Paulo Burmann, encerra no dia 27 de dezembro.

A Lista Tríplice para o cargo de Vice-Reitor também terá o seu resultado final divulgado amanhã, e ficará à disposição do reitor nomeado para que este indique o vice-reitor da gestão 2022-2025.

 

A votação

O sistema que foi utilizado para a votação é o Helios Voting, que permite a realização de eleições através da internet com auditoria aberta ao público, regulamentada na Universidade através da Instrução Normativa UFSM N. 001/2021.

O Helios Voting é um software livre, dotado de um mecanismo seguro de computação e apuração eletrônica dos votos, que são criptografados antes de serem enviados pela rede. Dessa forma, todo o trânsito e armazenamento de informações criptografadas assegura o sigilo da escolha, sendo que nem mesmo no banco de dados do sistema é possível identificar as informações do voto.

Para cada voto depositado na urna, é gerado um código rastreador que garante a conferência da inviolabilidade ao mesmo. Através desse rastreador da célula é possível garantir que estes não foram adulterados, inclusive após o final da eleição. Dessa forma, é possível consultar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso à preferência indicada individual de cada eleitor.

Assim, o Hélios também disponibiliza uma ferramenta para realizar a auditoria das eleições que pode ser conferida e auditada por comissão e verificada conjuntamente, para garantir a transparência da plataforma. Ademais, o sistema é integrado à base de dados da nossa Instituição, garantindo que somente as pessoas presentes na lista autorizada, com login ativo na Universidade, possam votar.

 

Apuração dos resultados na UFSM

A votação e apuração dos resultados foi acompanhada na UFSM pela Comissão Eleitoral, pela equipe do Centro de Processamento de Dados, veículos de imprensa e convidados externos (representantes do Diretório Central dos Estudantes, do Instituto Federal Farroupilha e da Ordem dos Advogados do Brasil).

Para informações completas sobre o processo eleitoral envolvendo a lista tríplice para Reitor, acesse o Edital 01/2021 e para Vice-Reitor o Edital 02/2021, ou visite o site do processo.

Demais dúvidas podem ser encaminhadas para a Comissão Eleitoral através do endereço de e-mail: comissaolistatriplice2021@ufsm.br.

 

 

Fonte: UFSM

 

 

Comments are closed.