Vila Nova do Sul trabalha para elaborar Plano de Desenvolvimento Rural

0
41


 

Extensionistas estão auxiliando na construção e elaboração dos planos de desenvolvimento rural dos municípios da região administrativa de Santa Maria, conforme previsto no acordo de cooperação mútua assinado em fevereiro deste ano entre a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Emater/RS-Ascar.

A elaboração e atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) é um instrumento exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para aprovar a utilização de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares destinadas a investimentos na agricultura.

Na região de Santa Maria, representantes e lideranças do setor primário dos municípios de Paraíso do Sul, Novo Cabrais, Capão do Cipó e Vila Nova do Sul já participaram de reuniões de articulação para o PMDR, feitas pela Emater/RS-Ascar.

“Eles devem ser construídos de maneira participativa para levantar as demandas da comunidade e evitar que ações que não são tão necessárias acabem se tornando prioridades”, diz o assessor da Sala de Gestão do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Claudio Cunha, que está coordenando as reuniões sobre o tema.

Conforme Cunha, o PMDR “é um elo entre os anseios dos agricultores com a efetiva aplicação dos recursos públicos, proporcionando crescimento para todos”. De acordo com o assessor, a construção dos Planos deve ser realizada até dezembro de 2018.

 

Plano de Desenvolvimento Rural de Vila Nova do Sul

Em Vila Nova do Sul, a Emater/RS-Ascar, a Prefeitura, os representantes das associações de agricultores e demais lideranças do setor realizaram a reunião sobre o PMDR na quarta-feira, 21, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

O prefeito municipal José Luiz Camargo de Moura participou da abertura da reunião, juntamente com o coordenador regional de Programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Hermes Taschetto.

Na oportunidade, Claudio Cunha e a supervisora regional da Emater/RS-Ascar Áuria Schroder fizeram uma apresentação de conteúdos teóricos sobre a construção do PMDR, tratando sobre definição de problemas e prioridades, e sobre o que é um projeto de acordo com as regras do Mapa.

Na segunda parte do trabalho, foram apresentados dados e indicadores do município do perfil socioeconômico do município. “São informações para estabelecer o debate e que demonstram as potencialidades do município, de forma que resultem na construção de propostas para o Plano”, explicou Cunha.

Em Vila Nova do Sul, o levantamento de demandas que irão compor o PMDR apontou 12 temas prioritários: correção de solo, implantação de agroindústrias, construção de viveiros para piscicultura, implantação do sistema de plantio direto para os pequenos agricultores através de aquisição de equipamentos e capacitação, melhoria da patrulha mecanizada da secretaria municipal da Agricultura com a aquisição de equipamentos como distribuidor de calcário, ensiladeira e colhedora de milho, e encanteiradeira, operacionalização do Fradam (fundo municipal que financia pequenos projetos da agricultura familiar), melhoria da qualidade de energia e rede de distribuição no interior com disponibilização de rede trifásica, melhoria do abastecimento e distribuição de água potável no interior, melhoria do acesso à aquisição de terra pelo crédito fundiário, fortalecimento da assistência técnica para a agricultura familiar, fortalecimento das associações de agricultores familiares e incentivo à pecuária familiar através de manejo de pastagens, construção de centros de manejo comunitários, melhoria do padrão genético através de touros e inseminação artificial.

 

 

Fonte: Emater