Usina Termoelétrica de São Sepé vai gerar até 200 empregos diretos

0
134

anuncios - materia


luiz antonio leao enerbio usina termeletrica

Prestes a iniciar as obras de terraplanagem, a Usina Termoelétrica de São Sepé vai gerar até 200 empregos diretos. É o que prevê Luiz Antônio Leão, diretor da Enerbio, empresa que junto com a CRERAL está trabalhando no projeto do empreendimento.

O diretor explicou que para as obras civis, a empresa responsável deve contratar cerca de 60 pessoas. A partir de janeiro de 2017, quando chegarem os equipamentos e iniciar a montagem, o empreendimento chegará a um pico perto de 200 empregos diretos, sem contar os indiretos. Durante a operação da usina serão gerados cerca de 40 empregos (operação, manutenção, transporte da casca de arroz).

“Já realizamos por duas vezes a sondagem do terreno. E agora a AES Sul aprovou nosso projeto para que tenhamos energia no canteiro de obras. Estamos contratando uma empresa de São Sepé para disponibilizar energia no canteiro”, explica. Uma empresa deve ficar responsável pela construção dos espaços que abrigarão os setores.

Leão ainda informou que está sendo viabilizada a instalação de uma torre de comunicação e a preparação do terreno para que as empresas fornecedoras dos equipamentos, quando chegarem na obra, terem condições de trabalhar. “O mais importante é que o projeto está andando e temos que ter cautela para fazer bem feito. Temos o compromisso de em janeiro de 2018 estarmos injetando energia produzida pela usina na rede de subestação [da AES Sul, localizada no trevo da ERS-149 com a BR-392]”, salienta.

A Prefeitura Municipal, que tem acompanhado de perto as tratativas, está buscando amparo junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) para que ligações de energia sejam feitas, já que a rede precisará atravessar sobre a rodovia estadual.

Os equipamentos – que já estão sendo fabricados – serão adquiridos de empresas de São Paulo e Santa Catarina. A contratação de trabalhadores será feita pelas empresas que há meses receberam currículos encaminhados por intermediação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

 

Guilherme Motta