Usina Termelétrica de São Sepé vai entrar em operação em dezembro

0
125
Foto: divulgação/Enerbio


 

Foto: divulgação/Enerbio

Faltam poucos dias para que a Usina Termelétrica de São Sepé entre em operação comercial. Nesta semana começaram a chegar no empreendimento as primeiras cargas de casca de arroz, produto que a partir da queima produzirá vapor para que a turbina seja movimentada.

De acordo com Luiz Antônio Leão, da Enerbio, a usina tem passado por testes nas últimas semanas. Todos os equipamentos como motores, válvulas, além da parte elétrica e mecânica, já foram testados individualmente. Nenhum problema foi detectado.

Além disso, já foi feita a lavagem química e colocado fogo na caldeira. Nesta sexta-feira, 23, a Sepé Geração de Energia começou a queimar a casca de arroz para produzir vapor. Será necessária cerca de uma semana para que seja produzido vapor até que ele atinja a qualidade necerrária para movimentar a turbina que vai gerar energia elétrica.

Conforme Leão, nos primeiros dias de dezembro a turbina deve começar a girar, gerando energia elétrica. Num primeiro momento a carga gerada será menor, mas com o passar dos dias a usina aumentará sua potência de geração.

A previsão da Enerbio, que foi contratada pela Creral para eleborar e executar o projeto da usina, é de que na segunda quinzena de dezembro a usina esteja gerando energia por completo. “Até o fim de dezembro a usina deve entrar em operação comercial. Estamos com a equipe completa, que conta com cerca de 23 profissionais que foram recrutados e treinados para manutenção e operação”, explica.

Com potência de 8 Megawatts, a Usina Termelétrica de São Sepé receberá por dia em média 20 cargas de casca de arroz. Cada caminhão transportará 100 metros cúbicos do material.

Para o diretor da Enerbio, o projeto foi executado dentro do que foi programado.