Trabalho com crianças: PIM de São Sepé é novamente premiado

0
141

O programa Primeira Infância Melhor (PIM) de São Sepé ganhou o primeiro lugar na região macro Centro-Oeste do Prêmio Salvador Célia, projeto integrador do XI Seminário Internacional da Primeira Infância. É a segunda vez que a equipe de São Sepé é premiada.

10849861_759243134151804_8383462442223841280_n

Em sua quarta edição, o projeto trouxe como tema “A criatividade nas vivências de cuidado com a infância, a família e a comunidade”, na modalidade Concurso de Vídeos. O trabalho foi realizado pela visitadora Maria Alice Neves de Oliveira juntamente com a digitadora Samantha Degrandi, que desenvolveram um vídeo com algumas crianças atendidas. O objetivo principal foi mostrar o vínculo construído com as famílias e também a importância da estimulação entre mãe e filho através de brincadeiras de iniciativa motora, corporal, linguagem, entre outras.

“Foi um grande desafio para mim que estou há seis meses no PIM, porque tive que conquistar as famílias e a área que eu atendo fica a 23km de São Sepé, na localidade da Vila Block. Recebi a proposta da Monitora Lucimar A. Bitencourt, para fazer o vídeo e concorrer ao Prêmio Salvador Célia. Como o prazo de inscrição estava encerrando quase desisti, mas resolvi aceitar o desafio mostrando um pouco da minha rotina de trabalho e o desenvolvimento das crianças.” , comentou a visitadora Maria Alice.

Confira o vídeo:

 


 

Premiação:

O prêmio foi entregue no dia 16 de dezembro, no Hotel Plaza, em Porto Alegre, durante o XI Seminário Internacional da Primeira Infância, que neste ano tem como tema “As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade” Mário Quintana.

Este é o segundo premio Salvador Célia que São Sepé conquista o primeiro foi em 2012.

“Ganhar esse prêmio foi uma grande surpresa, fiquei muito satisfeita em saber que o trabalho está sendo reconhecido e está no caminho certo, é um orgulho imenso fazer parte do PIM. Agradeço muito a parceria da minha colega Samantha Degrandi que me ajudou na filmagem e edição, digo que este prêmio é mais dela do que meu. Agradeço também ao apoio da monitora Lucimar A.Bitencourt.” – finaliza Maria Alice.

 


 

Sobre o Projeto:

O prêmio é uma homenagem ao Dr. Salvador Célia, reconhecido Psiquiatra Infantil que dedicou parte de sua vida a estudar e promover ações de cuidado a bebês e crianças.

O concurso é destinado as macrorregiões e é uma iniciativa voltada á valorização das boas práticas de Visitadores do PIM e Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF)/ Agentes Comunitários de Saúde (EACS) junto ás famílias e comunidades

 


 

Primeira Infância Melhor:

Implantado no Estado há 11 anos, o PIM é uma política pública pioneira no Brasil, que trabalha o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os três anos de idade. A iniciativa é realizada através de visitas domiciliares e comunitárias, onde os agentes orientam pais e cuidadores sobre os cuidados necessários com a primeira infância. A estratégia contempla várias áreas do conhecimento e tem como princípio a valorização do brincar e da convivência familiar e comunitária sadia.

Hoje o PIM está presente em 268 municípios do Estado, através de 2.753 visitadores que atendem cerca de 55.060 famílias, beneficiando 8.259 gestantes e 60.566 crianças.