Tire suas dúvidas sobre o esquema vacinal da Febre Amarela em São Sepé

0
39
Foto: divulgação/Manuella Brandolff/Palácio Piratini


Foto: divulgação/Manuella Brandolff/Palácio Piratini

Está sendo grande a procura pela vacina contra a Febre Amarela na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na Rua Percival Brenner, no centro de São Sepé. Diante da recomendação do Ministério da Saúde para que a população se vacine, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao esquema vacinal.

Segundo a enfermeira Anna Paula Beltrame, da UBS Centro, o programa nacional de imunizações preconiza duas doses desta vacina. A primeira dose é feita aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos como reforço.

Para crianças acima dos 5 anos e adultos não vacinados é feita uma dose inicial (1ª dose) e um reforço 10 anos após a primeira dose. Já quem tem apenas a primeira dose deve observar a data em que foi feita a vacina e fazer o reforço após 10 anos da data em que foi feita a primeira vacina contra a Febre Amarela. A enfermeira destacou que não se vacina mais Febre Amarela de 10 em 10 anos como era anteriormente.

 

Horário de atendimento

A sala de vacinas funciona junto à Unidade Básica de Saúde do Centro (Rua Percival Brenner, ao lado do prédio da antiga Caixa Estadual) das 8h às 16h30min, sem fechar ao meio-dia.

 

Sobre a Febre Amarela

Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito.

Às pessoas que identifiquem alguns destes sinais, o Ministério da Saúde recomenda procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Essa orientação é importante, principalmente, àqueles que realizaram atividades em áreas rurais, silvestres ou de mata como pescaria, acampamentos, passeios ecológicos, visitação em rios, cachoeiras ou mesmo durante atividade de trabalho em ambientes silvestres.