Termelétrica de São Sepé deve entrar em operação em junho

0
200
Foto: arquivo/Bruno Garcia


Um dos maiores investimentos privados da história de São Sepé está com as obras na reta final. A Usina Termelétrica de São Sepé tem previsão para começar a funcionar no mês de junho.

Em entrevista ao programa Espaço Livre da Rádio Cotrisel, o diretor da Enerbio, Luiz Antônio Leão, destacou que o empreendimento está em uma etapa bem importante. “Começamos a obra em agosto de 2016, as obras civis consumiam bastante tempo e trabalho nosso, ou seja, na preparação do terreno, das bases, estruturas. Estamos na fase final, com a montagem da parte eletromecânica e todos equipamentos”, comenta.

Luiz Antônio Leão

Leão explica que a caldeira, que é a parte principal da usina, está praticamente concluída, faltando apenas alguns acabamentos e revestimentos. A turbina e o gerador estão em fase final de montagem. “O caminho ‘crítico’ agora é o sistema de armazenagem e transferência de combustível (casca de arroz) até chegar na caldeira, mas estamos trabalhando para que siga o cronograma conforme nós programamos”, explica o diretor da empresa responsável pela execução do projeto.

Quando estiver em operação, a usina receberá cerca de 20 cargas de casca de arroz por dia. Os caminhões serão pesados em uma balança e o produto será descarregado em uma moega. A casca então passará por uma peneira, através de um sistema de elevadores, para que as impurezas sejam retiradas. Em seguida a casca de arroz será queimada a 900 graus. O calor irá aquecer a água injetada na caldeira, que será transformada em vapor. Na sequência o vapor tocará a turbina localizada na casa de máquinas e a turbina, por sua vez, movimentará o gerador que produzirá energia elétrica.

O diretor da Enerbio ainda explica que a energia gerada na usina seguirá para um transformador que injetará, através de uma linha de transmissão que será construída, 8 MW na subestação da RGE Sul localizada no trevo na BR-392 com a ERS-149. A expectativa é que a linha comece a ser construída a partir do dia 15 de março. O sistema vai interligar a usina à subestação de energia.

Leão salienta que a operação da usina termelétrica vai gerar mais confiabilidade e segurança energética para São Sepé e região, possibilitando a atração de novos empreendimentos. A usina funcionará 24 horas por dia. Nos meses de maio e junho deste ano estão previstos os testes iniciais e no final de junho a Enerbio pretende colocar o empreendimento em operação.

“É um desafio muito grande, um trabalho bastante complexo, mas estamos preparados”, destaca Leão.