Sindicato Rural de São Sepé aponta perdas nas lavouras de arroz e soja

0
83

guilherme PPCI ok


irga lavoura

O Presidente do Sindicato Rural de São Sepé, José Aurélio Silveira esteve na quarta-feira, 6, em Santa Maria, onde manteve contato com o Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi, com o Secretário Nacional de Defesa Civil, General Adriano Pereira e o Deputado Federal Luiz Carlos Heinze. O encontro também contou com a presença do diretor do Sindicato, Arno Cleri Schroder, e o presidente da Associação dos Arrozeiros, Giovane Correa Machado.

O encontro teve como principal assunto os prejuízos causados pelas chuvas que têm ocorrido na região. Aurélio relatou às autoridades as perdas em São Sepé.

Na área de soja, hoje estimada em 55 mil hectares, os produtores terão que ressemear 8.250 hectares. Em razão do replantio será registrada perda na produtividade e quebra de aproximadamente 14,5%. Já no arroz o presidente do sindicato mostrou dados mais preocupantes. Além da diminuição de área (hoje estimada em 17.900 hectares), foram plantados 16.650 hectares. Devido às enchentes haverão perdas de lavoura e produtividade que podem chegar a 23,45% da produção.

Ao final da reunião foi feito documento formal à Presidência da República que consta de relatos de produtores da região onde nos últimos cinco anos houveram seis frustrações de safra. O sindicato rural, juntamente com outras entidades, pediu providências urgentes do governo federal, tratamento igual ao dado à Região Nordeste do Brasil, onde os mesmos conseguiram parcelar suas dívidas em 10 anos com rebate de 30%. Aurélio ressaltou na reunião que a cada duas safras os produtores “estão pagando três contas”.

 

 

Foto: arquivo / IRGA

 

Guilherme Motta