Obino

Sepeenses participam da Feira Internacional do Cooperativismo


 

Foi aberto nesta sexta-feira, 12, o primeiro dia de comercialização da 26ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop). O evento iniciou com dois seminários e segue até domingo, 14, em Santa Maria.

A feira conta com a participação de sepeenses. André Kojak e sua esposa, Josi Neves, estão levando o trabalho da Kojak Churrasqueiras durante o evento. Além disso, a Associação dos Artesãos de São Sepé (ASSASP) também participa da feira.

Yasmin Oliveira Costa, também de São Sepé, está vendendo produtos de beleza e limpeza ecológicos na feira. A Associação Ecológica “Mãos Dadas”, que atualmente trabalha no centro de reciclagem do Bairro Londero, realiza todos os anos da coleta dos materiais recicláveis durante os dias de feira.

Logo no início da manhã desta quinta, a movimentação era grande nos pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. As primeiras caravanas que chegaram para a montagem de estandes vieram de Minas Gerais e de Santa Catarina.

“É a primeira vez que venho a Santa Maria. Estou trazendo blusas, calças e saias. O diferencial é o preço”, assegura a expositora Severina Ramos Nascimento, de Belo Horizonte.

Também da capital mineira vieram Irene Alves de Oliveira e Uliana Avelar. Elas trouxeram camisetas com diferentes emblemas e imagens de santos customizadas.

“É a primeira vez que participamos desta feira. Fazemos parte dos grupos de Economia Solidária de Belo Horizonte”, relata Irene.

Foto: Maiquel Rosauro

De Jaguaruna-SC, veio Adelina Marciliano. Ela participa da Feicoop desde as primeiras edições do evento.

“Todos os anos eu venho, desde que começou. Adoro esta Feira, é parte da nossa vida. É um evento com muita união entre os grupos, companheirismo e respeito acima de tudo”, atesta Adelina.

Quem está presente pela sétima vez na Feicoop é a coordenadora do Fórum Municipal de Economia Solidária de Barbacena-MG, Mariza Mendes.

“A Feira de Santa Maria é referência para todo o Brasil. De Minas Gerais veio um ônibus com 52 pessoas, representando 38 empreendimentos”, afirma Mariza.

A 26ª Feicoop conta com cerca de mil expositores, de todos os cantos do Brasil e também de Argentina, Uruguai, Peru e Equador.

 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FEICOOP

 

A FEIRA

A Feicoop é uma grande escola de organização, formação de convivência, do voluntariado e dos Movimentos Sociais e Economia Solidária. São 26 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial, que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

 

A 26ª EDIÇÃO

A 26ª Feicoop será realizada de 11 a 14 de julho de 2019, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS, com o tema “Construindo a sociedade do bem viver: por uma ética planetária”.

 

LOCALIZAÇÃO

A maioria dos eventos da Feicoop ocorre em três grandes ambientes interligados, localizados na Rua Heitor Campos, Bairro Medianeira, em Santa Maria-RS: o Parque da Medianeira, onde são instalados os lonões dos seminários, o Palco da Feira e a Praça de Alimentação; o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, onde se concentra a feira de produtos em pavilhões; e o Colégio Irmão José Otão, cujas salas de aula recebem oficinas, reuniões e encontros.

 

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Sábado (13): 7h30min às 20h

Domingo (14): 7h30min às 18h

 

INGRESSO

A entrada é gratuita em todos os eventos da Feicoop.

 

ALIMENTAÇÃO

O almoço será servido entre 11h30min e 14h e, este ano, terá o valor de R$ 15,00. O tíquete para o almoço deve ser adquirido na banca localizada no fundo do Pavilhão 1, de preferência, até as 10h de cada dia.

Cada almoço dá direito a um pedaço de carne. Se a pessoa desejar um segundo pedaço, deve adquirir um tíquete no valor de R$ 2,00.

A Feicoop também conta com Praça de Alimentação, junto ao Palco da Feira, no Parque da Medianeira, que serve lanches variados.

Foto: Maiquel Rosauro

 

 

* O Sepeense, com informações da Feicoop

 

 

Comments are closed.