Sepeense está gerando sua própria energia a partir do Sol

0
198


Fotos: divulgação

Gerar a própria energia e conectá-la na rede da concessionária é algo que já é possível desde 2012, com a Resolução Normativa nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Desde então, diversos consumidores finais de energia passaram a produzir sua própria energia com o objetivo de reduzir sua conta de energia elétrica e ainda contribuir com o desenvolvimento sustentável, visto que a fonte mais indicada para a geração distribuída é a solar fotovoltaica.

Atualmente no Brasil mais de 11 mil pessoas já estão gerando sua própria energia a partir da irradiação solar. Para gerar energia a partir do sol é necessária a instalação de módulos solares em algum local com maior incidência de sol, por isso indica-se o telhado de casas e coberturas de prédios. Também é necessária a instalação do inversor solar, que é o equipamento que converte a energia de corrente continua gerada pelos módulos para corrente alternada, que é a que utilizamos nos equipamentos elétricos de nossas casas.

Para instalar um sistema solar fotovoltaico em sua residência ou empresa é recomendável que você contate uma empresa de energia solar, visto que há necessidade de emitir uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) por parte de um engenheiro elétrico tanto para dimensionar o projeto, quanto para instalar o sistema fotovoltaico. Essas empresas são também conhecidas como integradoras solar, visto que elas fazem o projeto, adquirem os equipamentos, realizam a instalação e fazem todo o processo burocrático junto com a concessionária de energia local, entregando o sistema solar fotovoltaico funcionando para o seu cliente.

Na casa do Sepeense Félix Pires, a empresa responsável pelo projeto e instalação do sistema solar fotovoltaico foi a Incentive Solar, empresa pertencente à Enerbio, que está realizando o projeto da Usina Termelétrica de São Sepé à base de casca de arrozé.

“Para nós que estamos no mercado de energia elétrica há mais de 10 anos com a Enerbio fazer um projeto para a geração de energia para consumidores finais é algo mais simples do que o projeto da usina de São Sepé por exemplo, mas é um mercado totalmente novo para nós. Por isso resolvemos nos capacitar e abrir a Incentive Solar no ano passado para atuar exclusivamente com energia solar e atender o consumidor final de energia”, relata Luiz Antonio Leão, sócio da Enerbio e integrante da equipe da Incentive Solar.

O sistema instalado pela Incentive na casa do Félix é formado por 18 módulos, gerando em média de 571 KWh por mês, que é praticamente o consumo médio de sua residência. Com isso a próxima conta de Félix Pires já virá com uma redução significativa e com a economia que ele terá na conta de energia o investimento feito por ele retornará em poucos anos e trará um lucro considerável para ele ao longo dos anos.

“Pelo que pude observar através do aplicativo de monitoramento o sistema está gerando bastante energia graça a esses últimos dias ensolarados em pleno inverno, agora é ficar na expectativa da próxima conta de energia para ver a economia que terei”, afirma Pires.

Caso tenha interesse também em gerar sua própria energia através do sol, entre em contato com a Incentive Solar pelo seu site www.incentivesolar.com.br ou pela sua página no Facebook clicando aqui para fazer um orçamento preliminar.