Seminário de Pecuária Familiar reuniu produtores em São Sepé

0
109

cabecalho-site


seminario-pecuaria-familiar-1
Fotos: divulgação/Emater

No Dia Nacional da Pecuária, em 14 de outubro, foi realizado em São Sepé o 3º Seminário de Pecuária Familiar, no CTG Campo Nativo, localidade de Passo dos Freire. O evento foi organizado em uma parceria entre Emater, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação de Produtores Rurais Terra Viva. O início das atividades se deu com uma fala de representantes das entidades parceiras, seguida de palestras e atividade prática.

A primeira palestra, “Campos Sulinos: suas funções e alternativas de manejo”, foi ministrada pela Zootecnista Liane Seibert, doutoranda do Laboratório de Pesquisa de Pastagens Naturais (LEPAN), Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Liane enfocou a importância da preservação e manejo adequado das pastagens nativas, base da alimentação dos animais na maioria das propriedades de pecuária familiar da região, e também prestadora de serviços ambientais fundamentais para a sociedade.

seminario-pecuaria-familiar-2Na sequência, a Médica Veterinária Lilian Varini Ceolin, Extensionista Rural do escritório municipal da Emater de São Sepé abordou o tema “Homeopatia e Fitoterapia na pecuária de corte”, destacando a importância destas terapias complementares e de conhecimento popular no desenvolvimento da pecuária familiar, tanto na prevenção quanto na cura de doenças dos rebanhos, com redução de impacto ambiental e produção de carne livre de resíduos e mais saudável.

Após o almoço, a Extensionista Rural do escritório municipal da Emater de Toropi, Zootecnista Laila Ribeiro, falou sobre “Boas Práticas Agropecuárias: bovinos de corte”, enfatizando as formas de manejar com o gado respeitando o comportamento animal de cada espécie e apontando as principais características dos rebanhos e as práticas de manejo que reduzam o stress dos animais, fazendo com que sejam desenvolvidos melhores índices de produtividade com melhoria da qualidade de vida tanto dos produtores quanto dos bovinos e ovinos nas propriedades.

Também foram realizadas atividades práticas na propriedade do casal de pecuaristas familiares José Francisco Silva Teixeira e Elza Helena Godinho Teixeira. Foram demonstradas formas de condução dos animais nos trabalhos de mangueira com o uso correto de bandeiras e tábua de manejo. Também foi realizada identificação de espécies de pastagem nativa e formas de manejo destas forrageiras. Participaram do evento 60 pecuaristas familiares dos municípios de São Sepé, Vila Nova do Sul e Caçapava do Sul.

seminario-pecuaria-familiar-3

 

 

Fonte: Emater

 

Guilherme Motta