Seminário de Pecuária Familiar debateu alternativas do setor

seminario pecuaria familiar 22.08.2014

Pecuaristas e agricultores familiares de São Sepé participaram terça-feira (22) do primeiro Seminário de Pecuária Familiar. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com Emater. A atividade contou com a participação de três palestrantes, que debateram junto com o público as alternativas do setor.

Participaram os palestrantes Marco Silva Borba, que falou sobre o projeto Alto Camaquã, Fernando Luiz Ferreira de Quadros, que abordou o tema “Manejo do pastoreio para valorização da pastagem natural na Pecuária Familiar” e Harold Ospina Patino, que tratou do tema “Uso de matérias primas alternativas na alimentação animal”.

Na solenidade de abertura, o chefe do escritório da Emater de São Sepé, Paulo Silva, agradeceu a confiança em convidar o escritório local para ser parceiro nesse tipo de atividade. “O pecuarista familiar faz parte da cultura do município”, disse Silva. Ele destacou a importância da cultura ser diversificada e o investimento no saber local. Segundo o chefe da Emater de São Sepé, a entidade vem trabalhando e contribuindo para que essas coisas aconteçam. Um exemplo são os projetos de irrigação, onde a classe contribui significativamente para o desenvolvimento.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Gilvane Moreira, falou das perdas e conquistas enfrentadas pelo setor. Segundo ele, a pecuária familiar é reprimida pelo crescimento das lavouras. Ele destacou que a pecuária é um segmento da economia muito importante para São Sepé.

Já o secretário municipal de Agricultura, Edson Bagolin, destacou a parceria com a Emater e afirmou que o município vem trabalhando bastante em pecuária. Citou parcerias como Sebrae na ovinocultura e o programa Juntos Para Competir, além da bovinocultura de corte através do FRADER.

Na oportunidade, foi anunciada oficialmente a doação de 100 doses de sêmem, que serão oferecidas aos produtores que desenvolvem a atividade pecuária no município.

 

Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*