São Sepé poderá ter polo de curso técnico em agronegócio

0
121

cabeçalho_anuncio


Fotos: divulgação/Sindicato Rural
Fotos: divulgação/Sindicato Rural

O presidente do Sindicato Rural de São Sepé e diretor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), José Aurélio Silveira, esteve presente, no último sábado, 13, na aula inaugural da segunda turma do curso técnico em agronegócio da rede e-Tec Brasil, no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), em Cruz Alta.

Com pólo no Sindicato Rural de Cruz Alta, localizada na região noroeste do Estado, o curso vem contribuindo com o desenvolvimento do setor. Além da presidência do sindicato de Cruz Alta, por meio do presidente Adão Fernando Portinho Carpes, e convidados, estava João Augusto Telles, presidente do Clube da Irrigação e da Comissão de Irrigantes da Farsul, e chefe da Divisão Técnica do Senar-RS.

jose aurelio augusto telles lisandro sindicato rural 2Conforme definição do Senar-RS, a proposta do curso é formar profissionais que somem conhecimento, prática e visão empresarial, sendo capazes de administrar uma fazenda e também atuar em agroindústrias ou na comercialização de produtos agropecuários.

Criado há pouco mais de um ano, a partir de uma parceria entre o Senar e o ministério da Educação (MEC), o curso veio facilitar o acesso da população do campo ao ensino formal de nível técnico, uma vez que é inteiramente gratuito e semi presencial.

Se a alta concorrência é um atestado do sucesso da iniciativa, o testemunho dos alunos é um reforço e tanto. São eles os principais responsáveis pelo marketing de boca-a-boca altamente positivo, atraindo um número cada vez maior de candidatos nos processos seletivos para o curso.

A rede já conta com pólos de apoio no Distrito Federal e em 22 estados: Acre, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, além de Pernambuco, Mato Grosso e do Distrito Federal.

Contudo, o atual processo seletivo é para 40 polos de 19 estados. O único pré-requisito para a seleção é que o candidato tenha o ensino médio completo. O motivo da visita da caravana sepeense, dentre outras ações, foi o foco em, possivelmente, instalar um pólo em São Sepé.

 

 

Fonte: Sindicato Rural de São Sepé

 

Guilherme Motta