São Sepé: entenda como fica a situação de bares e restaurantes após novo decreto

0
99
Foto: Leandro Ineu/arquivo


 

Foto: arquivo/O Sepeense

 

O novo modelo de distanciamento social controlado, proposto pelo Governo do Estado, entrou em vigor nesta segunda-feira, 11, em todo o Rio Grande do Sul. O novo decreto traz impacto direto no funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais de São Sepé, já que o município sepeense está na bandeira laranja.

Muitas atividades estão proibidas de funcionar, como bares, pubs e casas noturnas. Outras estão parcialmente proibidas e parte 100% permitidas de funcionar. No entanto, CNPJ’s que constem na atividade como bares e lancherias estão autorizados a abrir.

Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas.

Outra mudança significativa que começa a valer a partir desta segunda está relacionada ao atendimentos em restaurantes.

Os restaurantes que servem buffet estão proibidos de funcionar. Restaurantes com sistema a la carte ou prato feito podem funcionar, desde que os proprietários mantenham a operação máxima de 50% dos trabalhadores e obedeçam restrições no atendimento como distância entre as mesas e uso de máscara, por exemplo, e forneçam serviço de tele entrega ou sistema de pegue e leve.

Lanchonetes e padarias devem funcionar com até 50% dos trabalhadores e oferecer atendimento presencial restrito (distanciamento social, uso de máscara, etc), tele entrega ou sistema pegue e leve. Já os hotéis e similares deve operar com até 50% dos quartos e realizar teletrabalho ou atendimento presencial restrito (distanciamento social, uso de máscara, etc).

 

Como vai funcionar o Distanciamento Controlado?

O modelo de distanciamento envolve duas dimensões: regional e setorial. Os dados desses dois segmentos são cruzados para definir o risco epidemiológico e o nível do distanciamento exigido em cada uma das 20 regiões e em cada um dos 12 grupos de atividades econômicas definidos.

O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte.

 

O que não pode funcionar em São Sepé

– Casas noturnas, bares e pubs

– Eventos, teatros e similares

– Clubes sociais, esportivos e similares (canchas de bocha, campos de futebol, etc)

– Restaurantes que servem buffet