




Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente estão o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva, falta de saneamento básico, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos recursos.
Com esse objetivo, a comunidade do Bairro Kurtz reuniu-se na manhã desta terça-feira, 5, na Capela Nossa Senhora Aparecida, para o plantio de árvores nativas, aproveitando o espaço público disponível e iniciando a formação de uma área verde que se transformará em praça para uso da comunidade. A atividade marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Foram plantadas Palmeira, Jacarandá, Ingá Feijão, Flamboyant e Canela, mudas doadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que apoiou a iniciativa com os servidores Paulo Afonso Silva e Fefeu Sanches, que auxiliaram no plantio.
“Não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.
Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual”, disse Pedro Renato Silveira, um dos organizadores.
A ação ambiental teve a participação do presidente da capela, Jorge Copês, membros da diretoria e pessoas da comunidade. Entre os colaboradores estavam Clóvis Munhoz, Valter Luiz Bonoto, Maria Lourdes Pereira Bonoto, Aramis Leão de Souza, Lilia Londero de Souza, Elizabete Londero, Paulo Leão, Fátima Machado, José Albrantino Pereira, Lucila Charão, Isabel Fernandes, Enio Londero e João Cunha Ineu.
“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos”, destaca Silveira.
