Santiago quer implementar passeio turístico de trem na cidade

0
239
Foto: Márcio Brasil


 

Foto: Márcio Brasil

Na busca de fomentar o turismo e de resgatar a estação ferroviária de Santiago, a prefeitura está em tratativas com a Rumo Logística para implementar um passeio de trem com saída da cidade até outro município da Região Central ainda no primeiro semestre de 2019. O prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda (PP), conta que além da Rumo, uma empresa de Santa Catarina, especializada em turismo ferroviário também participa das negociações.

Dois municípios são cogitados para serem o destino do passeio, que terá saída de Santiago: Jaguari ou Unistalda. Conforme Lacerda, as administrações dos municípios ainda não foram contatadas porque a Rumo vai fazer a análise da malha ferroviária entre Santiago e cada uma das cidades. A avaliação deverá ser determinante na escolha do município para o passeio turístico de trem.

A empresa de Santa Catarina participa das negociações, pois será a responsável por ceder uma Maria-Fumaça e os vagões que serão usados no trajeto. Segundo o prefeito, a expectativa é conseguir uma atrativo diferente para a região com baixo custo para as prefeituras.

“Se for preciso ter reforma na malha ferroviária, fica a cargo da Rumo, que deve terceirizar uma empresa para o serviço. Já a empresa que vai ceder os vagões e a máquina, vai ter retorno com a venda de ingressos. E os municípios envolvidos terão o turismo revitalizado”, avalia Lacerda.

 

ATRAÇÕES

O chefe do Executivo santiaguense conta que a ideia é que um grupo de pessoas saia do município A, de trem, e vá até a cidade B para participar de atividades turísticas. Mas quando o trem chegar ao destino, outro grupo de pessoas vai embarcar na cidade B e ir até a cidade A, para conhecer as atrações turísticas daquele município.

No caso de Santiago, Lacerda diz que o Tour Literário, que é um passeio na Rua dos Poetas, será a atração principal. Enquanto a cidade parceira não for escolhida, não há previsão de qual será a atração no outro destino do trem.

A assessoria da prefeitura de Santiago diz que o passeio deverá ser temporário e a expectativa é que a atração dure 15 dias. Ainda não há data certa para que os passeios de trem iniciem, mas a prefeitura de Santiago pretende que tudo esteja pronto no primeiro semestre do próximo ano.

Mesmo que estudada como uma atração temporária, a administração municipal não descarta a possibilidade de fazer outras edições do passeio de trem. Tudo dependerá da recepção das pessoas à iniciativa.

 

 

Fonte: Diário de Santa Maria