Santa Maria vai receber pacientes com covid vindos de Manaus

0
84


 

A cidade de Santa Maria vai se somar a Porto Alegre e Canoas para receber pacientes com coronavírus vindos de Manaus, capital do Amazonas. São pelo menos 36 pessoas encaminhadas para o Rio Grande do Sul.

Do total, ao menos 18 devem ser recebidos em Santa Maria, já nesta terça-feira, 2. A articulação para a vinda dos pacientes foi feita a partir de um pedido do Ministério da Saúde e se iniciou, ainda no mês passado, quando o governador, Eduardo Leite (PSDB), havia dito publicamente que o Piratini auxiliaria o Estado do Amazonas em decorrência do colapso na saúde desde que correram, pelo país, as cenas de pacientes com Covid-19 morrendo por falta de leitos e de oxigênio nos hospitais.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, elogiou a atitude: “tenho um entendimento que, esse momento, é um só: de termos capacidade de realizarmos um gesto humanitário e solidário. Se a preocupação é, por exemplo, com a questão das bandeiras (em referência ao modelo de distanciamento), isso não impactará em nada”, apontou.

A escolha por Santa Maria, acrescentou o prefeito, ocorreu porque o município tem duas características que ajudaram nesse processo. “A situação do nosso município é ligeiramente razoável quanto aos leitos. E, sem dizer, que temos estrutura da Base Aérea e do aeroporto, que nos dão a possibilidade de realizar a vinda desses pacientes com celeridade”.

Todos os pacientes serão internados em uma enfermaria isolada no Hospital Regional, testados e terão suporte do Husm em casos de agravamento.

 

 

* Com informações DSM