Santa Maria: paciente com suspeita de coronavírus vai para isolamento domiciliar

0
8


 

A Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Saúde, emitiu na tarde desta sexta-feira, 28, um comunicado informando o estado de saúde do paciente com suspeita de coronavírus.

Segundo a nota, o paciente do sexo masculino de 28 anos, residente em Santa Maria, está em isolamento preconizado, ou seja, domiciliar, desde a manhã desta sexta-feira, 28, e seguirá em monitoramento na casa onde reside.

O monitoramento ao paciente segue todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Plano de Contingência e Ação Estadual do RS. O motivo da liberação do paciente com restrição se dá em função do quadro gripal leve que ele apresentava não ter evoluído, ou seja, apresenta quadro estável.

De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), a amostra do exame está em análise e levará três a oito dias. O exame indicará se o paciente está com Influenza ou algum outro tipo de vírus respiratório. Em caso de negativa do vírus Influenza e a indicação de outro tipo de vírus respiratório, o exame é enviado ao Rio de Janeiro para a detecção ou não do coronavírus.

Os contatantes do paciente, que não residem em Santa Maria, seguem sendo monitorados pela Vigilância em Saúde do Município.

As medidas preventivas para a população são as mesmas recomendadas pela OMS e pelo Plano de Contingência e Ação Estadual do RS. Quanto a medidas mais específicas a serem tomadas pelo Município, são o monitoramento dos casos sintomáticos notificados.

Até a tarde desta sexta-feira, 28, não havia nenhum outro caso em investigação.