Santa Maria instala nesta terça-feira o programa Patrulha Maria da Penha

0
48

O Departamento de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) instala nesta terça-feira, 30, em Santa Maria, o programa Patrulha Maria da Penha. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para fiscalizar medidas protetivas de urgência solicitadas ao Poder Judiciário em favor de mulheres vítimas de violência. O ato ocorrerá às 16h, na Praça Saldanha Marinho, em frente à prefeitura.

No mesmo evento, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) fará a instalação da Sala Lilás do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e de uma unidade móvel do Ônibus Lilás. Estes serviços levam atendimento às populações que não têm acesso à assistência especializada nas áreas jurídica, psicossocial, de segurança pública, saúde e capacitação profissional. São direcionados a mulheres do campo e de regiões rurais, pescadoras, indígenas e quilombolas. Santa Maria é o primeiro município a receber a unidade móvel do Ônibus Lilás em 2015. O veículo ficará na cidade até 3 de julho.

 


Patrulha Maria da Penha

Com a inclusão do programa em Santa Maria, a Patrulha Maria da Penha soma 32 viaturas disponíveis em 23 municípios do Rio Grande do Sul. As próximas cidades a serem contempladas são Erechim, Ijuí, Santa Rosa, Bento Gonçalves e Bagé.

O programa contribui para reduzir os casos de mulheres vítimas de violência. Um levantamento do Observatório da Violência contra Mulheres da SSP, divulgado na semana passada, aponta queda de 5,4% no índice de femicídios, entre janeiro e maio deste ano.

 

 

Fonte: Ascom-SSP / Cristiane Viegas