Rio Jacuí sobe e inundação invade regiões ribeirinhas de Cachoeira do Sul

0
112


Foto: Cacau Moraes/O Correio

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul está mobilizada para nova inundação do Rio Jacuí. O nível do rio na manhã deste domingo, 28, estava em 20,78 metros, 2,78 acima do seu normal que é de 18 metros. Está subindo em média de 4 a 5 cm por hora, segundo o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior. A área da Praia Nova está debaixo d’água.

Durante a tarde deste domingo iniciou o trabalho de retirada de famílias do Alto dos Cassimiros e do Bairro Cristo Rei. O Rio Botucaraí transbordou e já alaga toda a várzea da região.

Três famílias foram retiradas de suas casas e estão abrigadas no pavilhão da Fenarroz. Existe previsão de que na madrugada desta segunda-feira, 29, a área dos fundos do Bairro Cristo Rei seja inundada e ocorra represamento do Arroio Amorim. A Defesa Civil continuará de plantão para o atendimento das famílias.

A Defesa Civil neste sábado percorreu a região da Ilha do Amor, no Bairro Bom Retiro, o Alto dos Cassemiros, Piquiri, Cristo Rei e São Lourenço com o objetivo de distribuir panfletos informativos às famílias no caso de uma nova inundação do Rio Jacuí.

 

No Estado

A Defesa Civil estadual monitora as cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Os municípios de Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Tiradentes do Sul e Tenente Portela decretaram Situação de Emergência, em decorrência das chuvas da última quarta-feira, 24. Em Cachoeira do Sul existe alerta da Defesa Civil municipal porque o Rio Jacuí em algumas áreas sai do seu leito.

Outros municípios estudam a possibilidade de decretação de emergência, como Porto Lucena, Rondinha, Arroio Grande, Cristal, Pedras Altas, Itaqui, Redentora e Boqueirão do Leão.

Em Arroio do Meio houve deslizamento de uma barreira, no distrito de Palmas, onde a estrada foi interditada. Em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, 80 famílias ficaram desalojadas. A coordenadoria de Passo Fundo informou a queda de uma árvore na BR-285, em Mato Castelhano. Em Sananduva teve queda de granizo.

 

 

Fonte: O Correio