Rio Grande do Sul tem 21 casos suspeitos de coronavírus


 

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou 21 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus no estado. A informação foi dada em coletiva de imprensa na tarde da última quinta-feira, 27. As informações são do G1/RS.

Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Segundo a secretaria, os casos investigados são de pessoas que viajaram para países da Europa com circulação do vírus e que no retorno ao Brasil apresentaram febre e sintomas respiratórios.

Dos 21 suspeitos, apenas dois necessitaram de internação hospitalar para observação, em Santa Maria e Passo Fundo, mas os casos não são graves. Os demais foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar durante o tratamento.

Todos os casos se enquadram no novo critério de definição de caso suspeito proposto pelo Ministério da Saúde, que também enquadrou dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia.

Segundo a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, o governo do estado está desenvolvendo em parceria com os municípios diversas ações de contenção e prevenção. “O cenário muda praticamente a cada 24 horas, então temos feito revisões periódicas para atualizar os planos de contingência”, diz.

 

Casos distribuídos em sete cidades do RS:

Município – nº de casos

Canoas – 2

Farroupilha – 2

Montenegro-  1

Palmares do Sul – 1

Passo Fundo – 1

Porto Alegre – 13

Santa Maria – 1

 

 

Fonte: G1/RS

 

 

Comments are closed.