RGE alerta para os perigos com a rede elétrica durante podas de árvores


 

Com mais tempo em casa por conta da necessidade de distanciamento social neste período de pandemia, muitas pessoas estão aproveitando o para fazer pequenas obras, pintura e até mesmo podar daquela árvore no jardim ou na frente de casa. Quer os serviços sejam feitos pelo proprietário ou por profissionais contratados é preciso estar atento às medidas de segurança.

Um levantamento realizado pela CPFL mostra a importância deste tema. Somente em 2019, as concessionárias do Grupo CPFL nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul registraram dois acidentes envolvendo poda, um deles fatal.

Somente no primeiro trimestre deste ano ocorreram cinco acidentes durante podas de árvores, um deles fatal. Uma estatística preocupante, visto que no mesmo período de 2019 não houve nenhum acidente em toda a área de concessão do grupo.

“É muito importante planejar todo o trabalho e fazer o reconhecimento do local, determinando os tipos de máquinas e ferramentas adequadas, bem como as distâncias seguras da rede elétrica. Além disso, é imprescindível que os serviços sejam realizados respeitando as normas técnicas de segurança”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes.

Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL Energia, entre elas a RGE, trabalham fortemente sua campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz também informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda de árvores.

 

Confira, abaixo, algumas dicas de segurança

1. Para evitar acidentes, o cliente não deve tentar executar o serviço sempre que houver proximidade da árvore e/ou seus galhos com a rede elétrica.

2. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, o cliente poderá solicitar através dos canais de atendimento da companhia uma avaliação técnica para verificar os reparos.

3. Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento de sua distribuidora.

4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.

5. A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. A CPFL realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

6. Na dúvida, entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.

 

Serviços

App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)

Site: www.rge-rs.com.br

WhatsApp: (51) 3539-6791

SMS: 27350

Call Center: 0800 970 0900

 

 

 

Comments are closed.