




Na última semana, diversas manifestações de caminhoneiros ocorridas em Mato Grosso motivaram a mobilização da classe também no Rio Grande do Sul. Diante disso, foi realizada na quinta-feira, 19, no município de Ijuí, uma reunião com transportadores de grãos de várias regiões do estado.
De acordo com o caminhoneiro Dilso Peterini, que representou São Sepé na oportunidade junto com o presidente da Cooperativa Sepeense dos Transportadores Autônomos (Coosetral), Jorge Moraes, e Cristiano Trevisol, da Transportes Trevisol, o objetivo é melhorar os preços do frete e com isso dar garantia para que o transportador de grão consiga se sustentar na atividade.
Durante o encontro foi formada uma comissão de negociação na qual Piterini e Trevisol integram a partir de agora. A intenção é agendar uma reunião com o governador do RS, José Ivo Sartori, para buscar uma política de preços baseada na pauta já existente e efetivada pela Secretaria Estadual da Fazenda. Além de São Sepé, outras 10 cidades integram a comissão que tem dois representantes cada.
Nos dias 17, 18 e 19 transportadores do Rio Grande do Sul paralisaram as atividades como forma de protesto. Uma das mobilizações ocorreu em Cruz Alta. Também ocorreram manifestações no Paraná, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Espírito Santo.
