Rádio Cotrisel completa 40 anos nesta quinta-feira

0
283


 

 

Há exatos 40 anos, no dia 11 de junho de 1980, entrava no ar a primeira emissora cooperativista da América Latina. Nesta quinta-feira, a Rádio Fundação Cotrisel completa quatro décadas de história acompanhando noticiando os fatos marcantes de São Sepé e região, levando a boa música e o entretenimento. A emissora é uma fundação privada sem fins lucrativos, cuja mantenedora é a Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda. (Cotrisel).

A Rádio Cotrisel começou a operar às 8h de uma quarta-feira, no dia 11 de junho daquele mesmo ano, na frequência de 1.540 Kilohertz (kHz), com potência de 250 watts. Neste período, a emissora funcionou em caráter experimental, transmitindo apenas música, enfoques culturais e avisos de utilidade pública, das 8h às 19h.

 

Abertura da Rádio Cotrisel

Com locução de Enilton Ineu e técnico de som Percival Pimentel, a Rádio Cotrisel entrava no ar com o seguinte texto: “Entra no ar neste momento, em caráter experimental, a Rádio Fundação Cotrisel. Do Alto do Tabuleiro, estamos operando na frequência de 1.540 Kilohertz, para levar o nome de São Sepé a diversos municípios vizinhos. É um brado na busca da comunicação… A luta está começando… Agora nós assumimos um compromisso: difundir a verdadeira informação, as melhores músicas e a valorização de nossa cultura… Com você ouvinte, que hoje está conosco, na mesma, lutaremos para que possamos ser porta-vozes de uma mensagem capaz de construir um mundo melhor”. A primeira música rodada foi “Café da Manhã”, de Lafayette.

 

Equipe de trabalho em 11 de junho de 1980

Diretor: Roberto Dalmaso

Gerente: Enilton José Bolzan Ineu

Departamento de Produção: Alcir Bolzan, Elenita de David

Redação: Wagner Becker Dilélio (jornalista), Vera Beatriz Spencer Dias e Liberato Ferreira

Locutores: Adriano Antunes, Elisete Teresinha da Silva

Técnicos de som: Luciano Maciel Machado, Arno Egon Gressler, Luiz Henrique Vargas, Percival Pimentel

Discotecário: Antonio Carlos Mota Rodrigues

Departamento Comercial: Vitor Rodrigues de Assis, Sandra de Jesus Gazen da Silva

Doméstica: Celanira dos Santos Pimentel

 

Após funcionar por um período em caráter experimental, no dia 16 de julho de 1980 a Rádio Fundação Cotrisel começa a operar oficialmente e leva ao ar, às 6h da manhã, o programa Canto da Terra, apresentado por Roberto Dalmaso e tendo como técnico de som Luciano Machado.

Ivan Gazem (operador de áudio na época e atual gerente da rádio) e Adriano Antunes no estúdio apresentando um programa regionalista, em meados de 1982.

 

A programação diária da época incluía atrações voltadas ao homem do campo, avisos, música ambiental, música popular brasileira, programa voltado ao público feminino, esportes, notícias, músicas gaúchas e programas especiais aos finais de semana.

Entre os programas da época estão “Estúdio 342 Ambiental”, “Disco Visão”, “Você Mulher”, “Nacional 80”, “Liberasom”, “Momento Gaúcho”, “Cotrisel, você e a noite”, “Jornada Pop”, “Grandes Orquestras”, “Horizontes do Campo”, “Especial Cotrisel”, “Cotrisel Sucesso Maior”, entre outros.

 

Uma história de sucesso

Em 19 de outubro de 1980 a “Emissora da Terra” passou a operar com 1.000 watts de potência, de frequência de 1.200 Kilohertz. Ao longo desses 40 anos a Rádio Fundação Cotrisel virou referência em São Sepé e região, marcando presença em eventos como a Expointer, Abertura Oficial da Colheita do Arroz, Expofeira Regional de São Sepé, Formigueiro e Vila Nova do Sul e nos bairros de São Sepé, através do Projeto “Conheça Nosso Bairro” do programa Espaço Livre. Além disso, a emissora está presente nos mais diferentes eventos jornalísticos do município, bem como acompanha fatos destacados em nível estadual e nacional.

Na área cultural, transmite festivais de música regional, como o Sinuelo da Canção Nativa, sendo a emissora que esteve mais vezes presente em cobertura da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS). Acompanha a trajetória e divulga o trabalho de entidades folclóricas, culturais, religiosas e públicas ligadas a São Sepé e região. Inclui-se também no seu currículo a cobertura de eventos esportivos.

Podendo ser ouvida em AM 1200, a Rádio Cotrisel acompanhou a evolução tecnológica e também disponibiliza sua programação com qualidade aos ouvintes que podem acompanhar diariamente pela internet através do site www.radiocotrisel.com.br, pelo aplicativo ou nos principais sites de rádios do Brasil.

 

Migração para FM

O pedido de alteração de características técnicas está tramitando no MCTIC e a expectativa é que em breve a emissora seja autorizada a operar em FM, com melhor qualidade de áudio.

 

Equipe de trabalho em 2020

Presidente da Fundação Cotrisel: José Paulo Salerno

Gerente: Ivan Gazem

Produção e redação: Bruno Garcia (jornalista), Zizi Machado (jornalista)

Locutores: Neimar Santos, Luis Garcia, Bruno Garcia, Zizi Machado

Técnicos de som: Plínio de Souza, Paulo Gonzaga, Cleo da Silva, Peter Gazem

Doméstica: Bianca Aires

 

Wolney Vasconcelos e Luis Garcia realizando entrevistas no campo do Pamade.