Pronto-Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria está superlotado

0
58
Foto: arquivo/divulgação


Foto: arquivo/divulgação

O Pronto-Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) enfrenta mais uma vez um quadro de superlotação. Além dos 23 leitos ocupados, o PS está, neste momento, com 46 macas no corredor – quando a capacidade limite é de 19. O cenário se agravou na terça-feira, 18, conforme informou a direção do hospital à reportagem da Rádio Gaúcha SM.

Assim que o quadro de superlotação foi constatado, o hospital emitiu um documento à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e às prefeituras da região sobre o quadro do Pronto-Socorro do Husm.

Com essa superlotação, desses sete meses do ano, em seis deles, o PS esteve superlotado. O hospital recebe pacientes referendados de Santa Maria e de mais 40 municípios da região. Em 2016, o PS do Husm fechou 12 vezes em decorrência da superlotação.

No PS, são prestados atendimentos nas áreas da traumatologia, oncologia, entre outras demandas. Apenas no PS mais de 50 profissionais – entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais – prestam atendimento à população.

Salvador Penteado, que é chefe da gestão de cuidados do hospital, enfatiza que a implicação desse problema afeta também a realização de cirurgia dentro do próprio hospital, já que muitas vezes esses procedimentos acabam sendo adiados porque há, inclusive, a utilização de salas cirúrgicas para acomodar pacientes.

Enquanto isso, Penteado lembra que o Hospital Regional de Santa Maria, que foi entregue em setembro do ano passado, segue com as portas fechadas.

 

 

Fonte: Rádio Gaúcha