Projeto ensina crianças e adolescentes a arte do circo em Formigueiro

0
53

Seguem acontecendo, em Formigueiro, as atividades do projeto cultural “A Arte Circense e seus Encantos”. A ação tem por objetivo apresentar para as crianças das escolas o mundo do circo e as atividades que compõe o picadeiro. São oficinas, dividas em partes, tendo sede em escolas e espaços públicos da cidade: iniciação circense, iniciação teatral, e iniciação ao clown (palhaço).

“O projeto é muito gratificante. Os alunos se envolvem de forma bastante interessada e participativa nas ações”, comentou a coordenadora geral do projeto, Claudete Morim Pereira.

Circense (13)

Os alunos têm participação totalmente gratuita, e o projeto tem a finalidade de promover a inserção de crianças e adolescentes no mundo da arte circense, através de oficinas e espetáculos, fazendo com que os participantes adquiram novas aptidões e desenvolvam diferentes aspectos pessoais, como a sensibilidade na expressão corporal, a cooperação, o desenvolvimento da criatividade, a melhoria da própria superação e da autoestima, estimulando desinibições no convívio social, e, ainda, facilitando a harmonia entre desenvolvimento físico, psicológico e social.

Após a realização de todas as oficinas, o resultado dessa aprendizagem poderá ser conferido pela comunidade formigueirense e da região. Haverá um espetáculo de apresentação de talentos, mostrando ao público os aprendizados obtidos. Também, acontecerá, o espetáculo “Os Maluquinhos”.

Ao longo dos dias, estão sendo apresentadas, no decorrer do projeto, as peças teatrais “Tribufu” e “Família Trapus”, em escolas. “A Arte Circense e seus Encantos” teve começo no dia 16 de março. A realização do projeto é de RVB Produções Culturais, com patrocínio da Arrozeira Sepeense S/A, e incentivo da Pró-Cultura RS (Lei de Incentivo a Cultura – LIC/RS).

 

Fotos: Divulgação