Projeto Bombeiro Mirim inicia atividades em São Sepé

0
201


 

Na manhã de sábado, 15, foi realizada a abertura oficial do Projeto Bombeiro Mirim do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) em São Sepé.

A cerimônia aconteceu no Instituto Estadual de Educação Tiaraju e contou a presença do Tenente Ivan, comandante do grupamento de São Sepé, de João Vicente, diretor do Instituto Tiaraju, também estavam presentes os vereadores Paulo Nunes, presidente da Câmara de Vereadores do município, e os vereadores Lauro Ouriques e Zilca Camargo.

O projeto Bombeiro Mirim destina-se a crianças entre 10 e 12 anos de idade, preferencialmente oriundas de comunidades de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, matriculados e frequentando escolas públicas municipais e estaduais. A rotina diária poderá receber variações, mas sem perder a finalidade da exercitação da disciplina e do civismo, como componente curricular central do projeto, o qual será ministrado nos sábados, com duração de quatro horas em cada encontro.

A grade curricular do Projeto Bombeiro Mirim valoriza os temas relacionados à atividade do bombeiro, principalmente, em relação à prevenção de incêndio e à preparação para agir em caso de emergências. Possibilita ainda a vivência com a disciplina própria da caserna, com rotinas que incentivam o trabalho em grupo, a superação de desafios, a higiene e a autoestima.

O Projeto Bombeiro Mirim conta com o apoio da secretarias de Educação e Saúde de São Sepé, que foram solidárias com a ideia e irão fornecer equipe para o acompanhamento das crianças. Há também o apoio das empresas Cotrisel e Arrozeira Sepeense, as quais serão parceiras do projeto.

Em São Sepé, os coordenadores serão os Soldados Cícero, Ribeiro e Donadel, além de toda a equipe de bombeiros, que irão ter participação ativa em algumas disciplinas ministradas no projeto.