Presidente da Câmara de Vereadores quer retardar projetos oriundos da Prefeitura

0
155

camara de vereadores (2)

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Sepé da terça-feira, 17, foi marcada por uma soma emblemática: 64. Esta foi a quantidade de pedidos de providências feitos até o momento pelos parlamentares.

Só no último encontro em plenário, os vereadores discorreram sobre 13 pedidos apontando necessidades como colocação de cascalho e limpeza em ruas da cidade; serviço de roçada e patrolamento em estradas; construção de bueiros e melhoria da iluminação pública. O número expressivo de solicitações causou polêmica.

camara de vereadores (1)

O presidente da Casa, Marco Filipini (PMDB) declarou que vai retardar a tramitação de projetos oriundos da administração municipal caso o prefeito Leocarlos Girardello não preste explicações na tribuna nas próximas reuniões Legislativas. Motivado pela manifestação de outros vereadores que reclamaram da demora na resolução de problemas apontados durante as sessões, Filipini sentenciou: “Até que o prefeito venha nesta Casa, matérias oriundas do Executivo não serão inseridas na pauta, a não ser que sejam de extrema relevância”. De acordo com o presidente, a medida tem o objetivo de chamar atenção para a importância do trabalho dos parlamentares municipais. “Se o Executivo engaveta as nossas propostas nós vamos engavetar as deles também em protesto”, explicou.

O vereador Paulo Nunes (PT), também demonstrou insatisfação com o Executivo ilustrando a situação com uma metáfora. “Algumas vezes uma pessoa empresta seu nome para que outra faça uma compra. Se a conta não é paga, o SPC a cobra do titular do crediário. É isso que acontece entre Executivo e Legislativo. As pessoas nos criticam por não resolverem o problema, mas na verdade é a administração que precisa resolver”, resumiu. O líder do governo Gilvane Moreira (PP), considerou a decisão do presidente precipitada. “Quero deixar registrado que não concordo com essa postura”, disse, argumentando que o prefeito não compareceu à Câmara na última terça devido a compromissos pré-agendados. Já o vereador Nassif Schmidt (PDT) defendeu o diálogo antes de um possível trancamento de pauta.

A sessão teve ainda a aprovação de dois pedidos de informação na Ordem do Dia. O de número 06/2015, de autoria do vereador Onéssimo Curto (PDT) cobrou a relação nominal de todos os agentes comunitários de saúde em atividade no município. O mesmo parlamentar também fez o pedido número 07/2015, solicitando o nome da empresa contratada, custo e prazo de entrega do Plano de Mobilidade Urbana do Município. Por fim, em regime de urgência urgentíssima a Câmara aprovou os projetos de Lei 11, 12 e 13/2015, que deram denominações a três ruas homenageando personalidades do município já falecidas: Josias Galileu Carnejo de Andrade, Antônio Arilo Leão Corrêa e Almir Freitas Santos.

 

Fonte e fotos: A.I. Câmara de Vereadores