Prefeitura de Caçapava do Sul alerta para “fake news” que circula nas redes sociais

0
56


 

Na manhã desta sexta-feira, 3, circulou nas redes sociais (WhatsApp e Facebook) uma nota dizendo que a Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul estava fechando as “fronteiras” do município, proibindo o ingresso e saída de pessoas. A prefeitura informou que a nota é falsa.

A nota não foi produzida pela Comunicação Municipal (responsável pelas matérias e notas oficiais da Administração Municipal) e nem foi de autoria de veículos de comunicação (jornais, rádios e sites) da cidade.

A prefeitura orienta a população que, antes de espalhar notícias e mensagens, faça a análise se ela foi divulgada em um desses veículos de comunicação (acesse antes sites, Facebook destes jornais, rádios e sites). Além disso, a mensagem falsa conta com diversos erros de ortografia. Outra informação que chama a atenção é que a palavra “fronteira” deve se referir a países e não a municípios.

Criar conteúdo de notícia falsa é crime. “Vamos colaborar para que esse tipo de serviço de informação seja prestado por profissionais da imprensa, capacitados para isto e que estão, juntamente com profissionais da saúde e de distribuição de alimentos, na linha de frente, nas ruas, no combate a pandemia do coronavírus”, informou a prefeitura em nota.

Vale ressaltar que, em reunião nesta sexta-feira, 3, a Secretaria de Saúde estuda que seja feito um controle mais efetivo de pessoas que entram no município, lembrando que pessoas que vierem de outros municípios e Estados são obrigados a fazer a quarentena (isolamento residencial por pelo menos sete dias).