Prefeito de São Sepé participa de encontro sobre mineração

0
55
Foto: divulgação


 

Foto: divulgação

O prefeito de São Sepé, Léo Girardello, esteve entre os participantes do 1° Encontro IDM Brasil Setor de Mineração Sul, em Criciúma, Santa Catarina. Convidado para representar o Rio Grande do Sul no evento que ocorreu no dia 23, ele acompanhou os debates sobre a atual condição da atividade no país.

Na pauta figuraram assuntos como a simplificação na legislação minerária, desburocratização, previsibilidade e segurança jurídica. O Instituto de Desenvolvimento da Mineração (IDM), que promoveu o espaço de discussão, nasceu em 2015 e tem como principal objetivo defender os direitos dos mineradores do Brasil, assegurando o cumprimento de seus deveres e conscientizando para a importância econômica deste tipo de atividade.

Durante a viagem, o chefe do Executivo ainda esteve reunido com diretores da mineradora Nossa Senhora do Carmo Ltda. e da Toscana Mineração Ltda. Conforme o prefeito, ambas as empresas estão trabalhando em licenciamentos ambientais para a possível instalação de uma usina termelétrica a partir do carvão mineral em São Sepé. O processo está em fase de estudo de impacto ambiental, que é exigido pelos órgãos fiscalizadores.

De acordo com Girardello, o encontro foi proveitoso no sentido de difundir a relevância que a atividade mineradora tem na geração de emprego e renda, bem como para esclarecer os mitos, verdades e tecnologias ligados a este setor. Diante da possibilidade de investimentos no município, ele assegura que não haverá implantação de modelos de negócio sem que o assunto seja amplamente discutido com a população através de audiências públicas. “A arrecadação e os empregos gerados são importantes, mas não estão acima da segurança, do bem-estar e do respeito ao meio ambiente”, opinou.

 

Sobre a mineração

Pesquisas demonstram que mais de 80 minerais são indispensáveis para a sobrevivência humana. Somente no Brasil, 2,7 milhões de pessoas estão envolvidas no setor atuando em insumos, serviços, mão de obra ou venda. A atividade utiliza cerca de 0,5% da área total do país.

 

 

Fonte: A.I. Prefeitura de São Sepé