Prefeito de São Sepé conhece primeira escola pública com Espaço Maker no RS

0
115


 

Visando implantar Espaços Markers em escolas municipais, o prefeito João Luiz Vargas foi na terça-feira, 2 de agosto, até o município de Nova Santa Rita, que implantou o primeiro protótipo desse projeto educacional do Rio Grande do Sul.

O local é equipado com kit de ferramentas, material didático, três máquinas de fabricação digital (impressora 3D, cortadora a laser e recorte). O projeto é baseado no movimento “Faça Você Mesmo”, que incentiva os estudantes a criar, experimentar e compartilhar soluções, mesmo sem conhecimento prévio. A visita foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santa Rita de Cássia, localizada no Parque Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita.

De acordo com o prefeito de Nova Santa Rita Rodrigo Battistella, a ideia de instalar uma Sala Maker no município, surgiu em novembro de 2021, após uma viagem para Sobral, cidade no Ceará que conta com a escola de maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no país. “O projeto nos chamou muito a atenção, já que não se trabalha apenas com o imaginário das crianças e também com o real”, afirmou Battistella.

Com a Sala Maker, os municípios buscam diferencial para o aprendizado dos alunos. Em Nova Santa Rita, para agregar mais qualidade a esta oportunidade, os professores também estão sendo preparados para a utilização de cada equipamento disponível.

A apresentação do projeto para o prefeito João Luiz foi feita pela secretaria de Educação santaritense Rita Feijó. “Temos tarefas específicas para cada faixa etária, para que todos possam aproveitar e desfrutar da Sala Maker”, garante a secretária, que apresentou materiais para alunos da pré-escola até o EJA.

A prefeitura de São Sepé estuda a implantação de Espaços Maker para alunos da rede municipal, com objetivo de melhorar a formação dos alunos.