Prefeito de São Sepé assume presidência de consórcio regional de municípios

0
100
Foto: divulgação


 

Foto: divulgação

 

O prefeito de São Sepé, Léo Girardello, foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro (CIRC), em eleição realizada na última segunda-feira, 16, em Santa Maria. Girardello assume o consórcio no lugar de Matione Sonego, prefeito de São João do Polêsine.

O mandato do consórcio é válido por um ano, a partir de 1º de janeiro de 2020. A posse oficial ocorre dia 10 de janeiro.

Conforme Girardello, o consórcio é uma forma que os municípios encontraram para desburocratizar os processos envolvendo compras para as prefeituras. Somente em 2019 foram negociados cerca de R$ 40 milhões entre os municípios participantes.

Entre os procedimentos que fazem parte das tratativas do consórcio está a compra de medicamentos. Ao invés de cada município adquirir determinado número de caixas ou comprimidos individualmente, é reunida uma intenção coletiva de compra com todas as prefeituras, proporcionando condições de se baratear o custo dos medicamentos. “O objetivo é prestar o serviço à população com um custo menor”, destaca Girardello.

Outra iniciativa presente no consórcio de municípios é o licenciamento ambiental. Através de licitação, foi definida uma empresa que presta serviços aos municípios de acordo com cada demanda, evitando para as prefeituras despesas como contratação de pessoal, por exemplo.

Girardello destacou que a função de presidência no CIRC não é remunerada e todos os trâmites que envolvem o trabalho no consórcio são auditados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

“Esse tipo de consórcio é um facilitador de compras para os municípios. O Rio Grande do Sul é o Estado que tem o maior número de associações ou consórcios de municípios no Brasil, até em função do espírito cooperativista que os gaúchos têm”, comenta.

O consórcio integra 33 municípios e uma população total de 650 mil habitantes.